Já comentamos no artigo "A qualidade que você produz não é a qualidade que você entrega ao cliente!" sobre como o processo de medição e a qualidade de medição é importante para a qualidade do seu produto e processo. Mas, como a qualidade de medição afeta a qualide de um produto ou processo ?
Entender a resposta dessa questão é um ponto fundamental para a obtenção de resultados confiáveis e tomdas de ações assertivas. Para entender um pouco melhor isso, precisamos pensar no conceito moderno de Qualidade.
O conceito moderno da qualidade está ligado ao atendimento de requisitos. Esses requisitos podem ser especificados por um cliente, por um regulamento técnico, por uma instrução normativa, etc. Enfim, para um produto ou sistema ter evidenciar qualidade é preciso atender aos requisitos definidos.
Um exemplo do entendimento desse conceito atual de qualidade é como o INMETRO - INSTITUTO NACIONAL DE METROLOGIA, QUALIDADE E TECNOLOGIA cita em seu site:
Qualidade, no contexto do Inmetro, compreende o grau de atendimento (ou conformidade) de um produto, processo, serviço ou ainda um profissional a requisitos mínimos estabelecidos em normas ou regulamentos técnicos, ao menor custo possível para a sociedade. (Fonte: www.inmetro.gov.br)
Quando avaliamos o contexto moderno…
