Artigos

6 equipamentos que você talvez não saiba, mas precisam de calibração

Em Calibração, Instrumentos de medição

Em muitas empresas ainda é comum encontrarmos alguns equipamentos de medição sem a devida comprovação da qualidade do resultado de medição. Em alguns casos os envolvidos nos processos de controle de qualidade acreditam que alguns tipos de equipamentos de medição não necessitam de calibração.

Já falamos sobre o impacto financeiro de um equipamento de medição para a qualidade de um produto e/ou um processo, veja o artigo. A ausência de informação e conhecimento sobre o erro de medição é um dos principais motivos de falhas e custos desnecessários.

Este artigo apresenta alguns equipamentos de medição que raramente são enviados para a calibração e links para sites interessantes de fabricantes desses equipamentos. Nesses sites podem ser consultadas informações sobre a precisão dos equipamentos e recomendações de uso úteis e que podem ajudar.

Vidrarias

As vidrarias são equipamentos de uso relativamente simples, mas por mais simples que seja, qualquer equipamento de medição apresenta queda em seu desempenho conforme o uso. Com as vidrarias isso também acontece.

O uso inadequado das vidrarias, armazenamento em condições ambientais agressivas, manuseio de soluções sem a devida limpeza da vidraria, etc., são exemplos de problemas que podem afetar a qualidade do resultado de uma medição de uma vidraria.

Um fabricante de vidrarias de ótima qualidade e que apresenta muitas informações sobre os aspectos técnicos e de qualidade de medição é a Brand. Uma empresa alemã que é referência mundial na fabricação de produtos para laboratórios.

Trenas

A trena é um dos equipamentos de medição mais usado para a medição de comprimento, largura e outras grandezas dimensionais. Embora muito simples e funcional, a trena apresenta erros de medição como qualquer equipamento.

Atualmente temos trenas de diferentes capacidades de medição, diferentes aplicações e até a trena laser. Mas, um dos maiores problemas é com a conservação e manuseio da trena. Ambientes agressivos, usuários descuidados, falta de preparação da peça para medição, falta de conhecimento no adequado uso da trena, uso constante sem os devidos cuidados, etc. são exemplos de situações que afetam a qualidade da trena.

Um dos melhores fabricantes de trenas que apresenta informações sobre a precisão das trenas e recomendações sobre o uso é a Starret.

Esfigmomanômetro

Um medidor de pressão usado na área da saúde. Esse equipamento mede a pressão arterial e possui um método de medição muito bem definido e que deve ser seguido adequadamente para a obtenção da pressão.

Esse equipamento é regulamentado no território nacional e deve ser calibrado e/ou verificado em acordo com as recomendações do INMETRO por laboratórios competentes.

Um equipamento de medição de baixa pressão e bem delicado que deve ser manuseado por um profissional treinado e com muito cuidado. Uso por um profissional sem treinamento, condições de salvagurada inadequadas, transporte inadequado, batidas, quedas, etc., afetam diretamente a qualidade da medição com um esfigmomanômetro.

Existem diferentes fabricantes de esfigmomanômetro no Brasil. Eles devem atender aos requisitos técnicos e metrológicos do regulamento nacional vigente para serem comercializados nacionalmente. Segue link do IPEM – SP sobre alguns fabricantes que atendem ao regulamento nacional.

Calibrador de pneus

O calibrador de pneus é um equipamento de medição que possui um medidor de pressão interno. Esse medidor avalia se a pressão já atingiu o valor desejado para continuar ou não o enchimento do pneu.

Esse medidor de pressão é um equipamento que apresenta problemas como qualquer outro. Usualmente esses calibradores estão instalados em ambientes abertos e estão expostos a chuvas, sol, ventos, poeira, etc. Possue uso intenso e sem o devido cuidado.

Não é dificil imaginar que todas essas condições afetam a qualidade da medição do calibrador de pneu, afetando assim a quantidade de pressão colocada no pneu. Um pneu com uma pressão inadequada gera maior desgaste, maior consumo de combustivel, entre outros problemas.

Um fabricante de bons calibradores e que informa a precisão de seu produto é a Stok Air Automação.

Cronômetro

Um relógio de alta precisão. O cronômetro é um medidor tempo muito comum e muito usado em laboraótios e industrias. Tem um uso muito simples e não requer um grande conhecimento do usuário para realizar a medição.

Mas, como qualquer equipamento de medição, o cronômetro ou cronógrafo também possui erro de medição e esse erro aumenta com o uso e o desgaste de componentes internos, sejam componentes mecânicos ou elétricos.

Diversos tipos e modelos de cronômetros podem ser encontrados atualmente, com difrentes precisões e diferentes aplicações. Uma das fabricantes mais conhecidas de cronômetros é a Casio.

Réguas de aço (Escalas)

A escalas ou réguas de aço são equipamentos de medição usados para diversas aplicações. Alguns cuidados técnicos durante a medição devem ser verificados e atendidos para garantir uma boa medição.

Uso em ambientes agressivos, desgaste devido ao uso excessivo, condições ambientais inadequadas, salvaguarda em condições precárias, etc., são problemas comuns e que geram erros de medição.

Um dos fabricantes mundiais de escalas de qualidade e utilizadas para diversas aplicações é a Mitutoyo.

A ACC PR está localizada em São José dos Pinhais e realiza serviços de calibração, manutenção, treinamentos, vendas e qualificação de diferentes tipos de instrumentos de medição em toda Curitiba e região metropolitana, podemos ajudar você, em sua industria, comércio ou prestação de serviço nos conhecimentos tecnológicos necessários para cumprir as exigências da Metrologia Legal e garantir a qualidade de sua medição.

Entre em contato

Fale conosco!