Artigos

Qual é a diferença entre calibração e ajuste de equipamentos de medição?

Em Calibração, Manutenção

A dúvida sobre os procedimentos de calibração e ajuste de equipamentos de medição é muito comum entre os clientes que utilizam esses aparelhos.

Podemos dizer que “Calibração” e “ajustes” são operações distintas, porém dependentes. Sendo que o ajuste/manutenção só pode ser realizado após um procedimento de calibração. Assim como após um ajuste/manutenção sempre deve ser realizada uma calibração ou recalibração.

  • Aferição: esclarecendo o famoso conceito

    De acordo com o Vocabulário Internacional de Metrologia (VIM) de 2012, o termo “aferição” não está mais em uso. Esse termo esteve em desuso por um período de 8 anos aproximadamente e retornou em 2003 como um sinônimo de “calibração”. Entretanto, em 2008, uma nova revisão do VIM retirou novamente o termo “aferição”. Assim é recomendável o uso dos termos atuais “calibração” e “ajuste.

2

  • Ajuste

    Quando o equipamento não atender aos requisitos definidos é necessário a realização do ajuste. O ajuste é uma operação corretiva, normalmente efetuada após a calibração. A calibração antes e depois do ajuste pode ser apresentada em um mesmo certificado ou em certificados diferentes. O ajuste só deve ser realizado se estiver em comum acordo com o cliente previamente, para evitar problemas no processo. Muitas vezes para realizar o ajuste é necessário abrir o equipamento e até mesmo trocar peças, ou seja é preciso realizar uma manutenção no equipamento.

    Ajuste é uma operação corretiva destinada a fazer que um equipamento de medição tenha desempenho compatível com o seu uso. O ajuste pode ser automático, semi-automático ou manual*.

    *(Albertazzi Jr, A. G. 2008. Fundamentos de Metrologia Científica e Industrial)

shutterstock_247729396-1024x683

  • Calibração

    Equipamentos de medição sempre apresentam erros e possuem uma tendência de degradar seu desempenho ao longo do tempo. Para manter a confiabilidade nas medições é necessário avaliar o funcionamento do equipamento de medição periodicamente.

    A forma usual de avaliar o desempenho de um equipamento é através da calibração. Esse procedimento pode ser realizado para a avaliação do erro de medição nos instrumentos ou na obtenção do valor efetivo de medidas materializadas, por exemplo, o valor efetivo de uma massa-padrão ou o comprimento de um bloco padrão.

    Para melhor entendimento, podemos dizer que a calibração é uma comparação com um padrão que geralmente tem o objetivo de avaliar o desempenho do equipamento e registar as informações em um certificado de calibração. Os resultados obtidos em um certificado de calibração são comparados com os requisitos definidos para garantir que o equipamento possa ser utilizado e apresente resultados confiáveis.

  • Quando a calibração antes do ajuste não é realizada ou relatada, a informação sobre o erro do equipamento é perdida, assim como o qualquer informação sobre o impacto na qualidade do produto ou processo que utilizava esse equipamento. Um histórico de calibração que não apresenta mudanças no desempenho do equipamento ao longo do tempo não é compatível com a realidade, sendo que todo equipamento tende a se degradar e perder seu desempenho com o uso.

Saiba mais sobre como a ACC PR pode ajudar sua empresa na calibração e ajuste de equipamentos de medição!

entre em contato conosco3

Fale conosco!