Artigos

Qualificação Térmica e calibração, qual a diferença?

Em Calibração, Qualificação

No artigo “Qualificação, o que é e para que serve?” apresentamos a importância sobre a qualificação de equipamentos, e no artigo “O que é calibração e sua importância no processo e na qualidade”. Mas, qual a diferença entre a calibração de um instrumento de medição e a qualificação de um equipamento.

Primeiro, vamos entender a diferença entre um instrumento de medição e um equipamento. Um instrumento de medição é um dispositivo utilizado para realizar uma medição, ou seja, apresenta como resultado um valor numérico e uma unidade. São exemplos de instrumentos de medição: termomêtro, balanças, vidrarias, medidor de pH, medidor de condutividade, manômetro, medidor de vazão, etc. Um equipamento é um dispositivo utilizado para a realização de um processo ou ensaio, apresenta como resultado uma conclusão, ou seja, aprovado ou reprovado, esterelizado ou não esterelizado, adequado ou inadequado, apto ou inapto para uso, etc. São exemplos de equipamentos: estufa de esterelização, auto-clave, câmaras frias, freezers, refrigeradores, lavadoras, secadoras, etc.

Exemplo de uma medição com uma balança (instrumento de medição)
Qualificação de Equipamentos
Refrigerador utilizado para armazenamento de vacinas em condições adequadas

Resultado de uma calibração

O resultado de uma calibração é apresentado em um documento chamado de certificado de calibração. No certificado são apresentados as informações sobre os resultados obtidos durante a calibração, as condições ambientais, uma síntese do método de calibração, informações sobre os padrões utilizados, entre outras. Mas, não é emitido nenhuma conclusão sobre a adequação do instrumento de medição para seu uso pretendido.

A avaliação dos resultados da calibração, usualmente, é realizada pelo usuário do mesmo, que avalia os resultados dos erros e incertezas apresentados em um certificado e aprova ou reprova o instrumento de medição para seu uso. A calibração é apenas uma fotografia do instrumento de medição e não gera informações sobre o desempenho funcional, condições de uso, adequação da instalação, etc.

Qualificação câmara fria

Resultado de uma qualificação Térmica

A qualificação é um ensaio técnico do equipamento e tem seu resultado apresentado em um relatório técnico. A qualificação tem como objetivo avaliar o desempenho funcional do equipamento, sendo realizado diferentes tipos de ensaio, tais como ensaio de performance, ensaio de abertura de porta e ensaio de queda de energia,entre outros.

O relatório técnico emitido como resultado de uma qualificação apresenta uma conclusão das condições funcionais, apresentando um evidência documental se o equipamento atende aos requisitos para seu uso pretendido. Os dados coletados são apresentados numéricamente e gráficamente possibiliando avaliar as o comportamento térmico de todo o equipamento.

A qualificação não exclui a necessidade de realizar a calibração. Usualmente esses equipamentos possuem instrumentos de medição para funcionar. Uma camâra fria possui um controlador de temperatura que necessita ser calibrado. A calibração do controlador é uma evidência técnica que deve constar no relatório de qualificação.

 

A ACC PR pode te ajudar a entender melhor sobre a qualificação de equipamentos e calibração de instrumentos. Atendemos toda Curitiba e região metropolitana, alem de todo o Paraná e região Sul.

Entre em contato conosco e esclareça suas dúvidas

 

Fale conosco!