Artigos

Onde a Metrologia afeta seu dia-a-dia?

Em Calibração, Metrologia

A Metrologia é definida pelo VIM – Vocabulário Internacional de Metrologia como “A ciência da medição”, e adicionalmente informa que “A Metrologia abrange todos os aspectos teóricos e práticos relativos a medição, qualquer que seja a incerteza, em quaisquer campos da ciência ou tecnologia”.

A ciência da medição é fundamental para o desenvolvimento cientifico e tecnológico de um pais, na melhoria e desenvolvimento de produtos e processos, nas relações de consumo, no monitoramento ambiental e em diversas áreas da industria e ciência. Moscoti cita “A Metrologia é um instrumento fundamental para validar modelos e teorias”.

Geralmente, não percebemos que a Metrologia não está apenas nas industrias ou nas universidades, a medição e seus aspectos técnicos estão em nossas vidas diariamente. Somos cercados por instrumentos de medição que afetam diretamente nossa qualidade de vida, nossas relações de consumos e até nossas decisões.

 

Figura 1 - Medição na relação de consumo
Figura 1 – Medição na relação de consumo

 

A história das medições está ligada a formação das sociedades e civilizações. A necessidade de se medir, ter padrões de grandezas, comparar distâncias e tempos, observação e localização por astros, quantificação de alimentos são exemplos de características de povos nômades na antiguidade.

Nos dias de hoje não é diferente, temos necessidades de medição constantes e diárias. Convimentos com a medição em todos os lados no nosso dia-a-dia. Não somente nas industrias, mas também na nossa casa, no supermercado, no carro, no celular, na farmácia, etc., enfim nossa vida é metrologia.

Para exemplificar algumas das grandezas que fazem parte da nossa rotina, separamos algumas das aplicações da ciência da medição em nosso cotidiano.

 

Exemplos de medições no nosso dia-a-dia

Velocidade de um automóvel (km/h)
Tempo de cozimento (s)
Temperatura de uma geladeira (°C)
Quantidade de arroz (kg)
Volume de um leite (L)
Consumo de energia elétrica (kWh)

Em alguns dos exemplos apresentados acima a relação de consumo é definida por uma medição, como por exemplo a quantidade de arroz em um saco, pagamos um preço pela quantidade de arroz na embalagem que é previamente embalada e medida. Essa é a área da Metrologia conhecida como “Metrologia Legal”. O INMETRO – Instituto Nacional de Metrologia de Metrologia, Qualidade e Tecnologia define duas grandes áreas da Metrologia – a “Metrologia Legal” e a “Metrologia Cientifica e Industrial”.

 

  • Metrologia Legal: tem como objetivo proteger os consumidores através da definição de exigências técnicas e legais para as unidades de medida, métodos e instrumentos de medição. Supervisionado pelo governo, o controle metrológico visa estabelecer transparência e confiança nos resultados através de ensaios e calibrações imparciais. A exatidão e precisão dos instrumentos de medição fornece credibilidade nos campos da economia, saúde, segurança e meio ambiente.
  • Metrologia Cientifica: basicamente, responsável pelos padrões de medições nacionais e internacionais, dos instrumentos laboratoriais e das pesquisas e métodos científicos relacionados ao mais alto nível de qualidade de medição.
  • Metrologia Industrial: refere-se a aplicação dos conceitos e fundamentos da metrologia no controle de produtos e processos industriais e na garantira da qualidade de produtos e serviços.

 

 

Figura 2 - Verificacao Bomba de Combustivel
Figura 2 – Verificação de Bomba de Combustível

 

Em nossas relações de consumo diárias, como ao abastecer nosso carro, comprar um pão na padaria, um saco de arroz no mercado estamos confiando que as medições realizadas estão em acordo com as normas e regulamentos vigentes, e que os valores informados em embalagens, na bomba de combustível ou na balança da padaria são corretos.

Quando detectamos um problema nessas medições ou alguma irregularidade com o instrumento de medição usado é preciso informar aos organismos responsáveis. No Brasil temos o INMETRO ou os IPEMs – Instituto de Pesos e Medidas nos estados (alguns estados não temos IPEM somente o INMETRO). Também temos os PROCON e o Portal de Defesa do Consumidor, onde podemos denunciar irregularidades nas medições ou nos instrumentos de medição.

A medição é inerente a uma sociedade, ela está na industria, no comércio, na prestação de serviço, na pesquisa e desenvolvimento, etc. Como consumidores precisamos estar atentos a qualidade dessas medições pois podemos ser lesados sem perceber. Em tempos de dificuldades econômicas é necessário atenção redobrada do consumidor.

Links interessantes sobre Metrologia Legal no Brasil.

 

 

A ACC PR Engenharia de Medição realiza serviços de calibração e manutenção de diferentes tipos de instrumentos de medição e pode ajudar você, sua industria, comércio ou prestação de serviço nos conhecimentos tecnológicos necessários para cumprir as exigências da Metrologia Legal e garantir a qualidade de sua medição.


Entre em contato com nosso departamento comercial e saiba como podemos ajudá-lo.

 

 

box contatos


Fale conosco!