Artigos

Dicas para definir qual equipamento de medição calibrar ou não calibrar ?

Em Calibração, Instrumentos de medição

Já conversamos aqui sobre a importância da realização da calibração em equipamentos de medição e da comprovação metrológica. No artigo “Por que fazer a calibração de equipamentos de medição” apresentamos os impactos e riscos envolvidos quando uma empresa ignora a necessidade de plano de calibração.

Mas, uma pergunta ainda precisa ser respondida. Qual equipamento de medição devo incluir no meu plano de calibração e qual não devo calibrar ?. Algumas empresas acabam realizando a calibração em equipamentos que não afetam o resultado da qualidade do processo ou do produto e deixando equipamentos de medições importantes sem realizar a calibração. Um risco e um custo que nenhuma empresa precisa.

Para entender melhor qual equipamento de medição devemos calibrar, vamos analisar as normas ABNT NBR ISO 9001: 2008 e ABNT NBR ISO 9001: 2015. A norma ABNT NBR ISO 9001 apresenta requisitos sobre a necessidade de calibração ou verificação dos equipamentos de medição.

A norma ABNT NBR ISO 9001, em sua revisão de 2008, no item 7.6 – Controle de equipamento de monitoramento e medição, estabelece o seguinte:

Quando necessários assegurar resultados válidos o equimanto de medição deve

a) ser calibrado ou verificados, ou ambos, a intervalos especificados, ou antes do uso, contra padrões de medições….

A norma ABNT NBR ISO 9001, em sua revisão de 2015, no item 7.1.5.1 – Recursos de monitoramento e medição – Generalidades, estabelece o seguinte:

A organização deve monitorar e prover resursos necessdários para assegurar resultados válidos e confiáveis quando monitoramento ou medição for usado para verificar a conformindade de produtos e serviços com requisitos.

A norma ABNT NBR ISO 9001, em sua revisão de 2015, no item 7.1.5.2 – Recursos de monitoramento e medição – Rastreabildiade da medição, estabelece o seguinte:

Quando a rastreabilidade de medição for um requisito, ou for considerada pela organização parte essencial da provisão da confiança na validade de resultados de medição, os equipamentos de medição devem ser: 

a) verificados ou calibrados, ou ambos, a intervalos especificados, ou antes do uso, contra padrões de medição rastreáveis a padrões de medição internacionais ou nacionais….

Avaliando os requisitos da norma ABNT NBR ISO 9001 podemos ver que quando precisamos atender a requisitos, ou seja, temos tolerâncias de processos ou produtos definidas e utilizamos equipamentos de medição para controlar esses requisitos devemos verificar ou calibrar, ou ambos, esses equipamentos de medição.

Podemos avaliar que qualquer equipamento de medição utilizado para aprovar ou reprovar requisitos de um produto, utilizado para controlar a qualidade de um processo em acordo com uma tolerância estabelecida, deve ser calibrado periodicamente e o resultado da calibração avaliado para evidência da conformidade metrológica.

Assim, qualquer equipamento de medição utilizado para garantir a qualidade de um produto ou processo em relação a um requisito definido, utilizado para monitorar impactos ambientais ou para garantir a saúde e segurança ocupacional devem ser ser inseridos no plano de calibração da empresa.

A ACC PR está localizada em São José dos Pinhais e realiza serviços de calibração, manutenção, treinamentos, vendas e qualificação de diferentes tipos de instrumentos de medição em toda Curitiba e região metropolitana, podemos ajudar você, em sua industria, comércio ou prestação de serviço nos conhecimentos tecnológicos necessários para cumprir as exigências da Metrologia Legal e garantir a qualidade de sua medição.

Entre em contato

Fale conosco!