Artigos

A medição e o risco para o seu produto ou processo!

Em Calibração, Metrologia, Qualidade

O ano de 2015 foi de grande mudança para a norma ABNT NBR ISO 9001 – Sistema de Gestão da Qualidade. A última versão da norma ABNT NBR ISO 9001 – Sistema de Gestão da Qualidade, publicada em outubro de 2015, tem como foco a gestão de risco nas organizações. Em sua versão anterior o foco era a gestão baseada na abordagem de processo.

O processo de revisão da ABNT NBR ISO 9001 – Sistema de Gestão da Qualidade foi iniciado em 2012 em resposta as grandes mudanças observadas no mundo, como o avanço da tecnologia, a diversidade dos tipos e meios de comércios e a consolidação de um mundo globalizado.

Revision ISo9001

A maior mudança que pode ser observada na mudança da ABNT NBR ISO 9001 – Sistema de Gestão da Qualidade é o aumento da importância do risco na organização. A versão anterior tinha o foco na abordagem de processos, na definição e interação desses processos.

Nigel Croft, um dos principais responsáveis pelo comitê de elaboração e revisão da norma acredita que essa ultima revisão traz a norma para um novo patamar adequado ao século XXI. Você pode encontrar mais informações sobre as principais mudanças da ABNT NBR ISO 9001 no site da ISO. Também é possível ver um vídeo com o próprio Nigel Croft sobre os impactos e objetivos da nova versão.

“Nós agora fomos um pouco além, e a norma ISO 9001: 2015 é ainda menos prescritiva do que a anterior, concentrando-se sobre o desempenho. Temos conseguido isso combinando a abordagem de processo com o pensamento baseada no risco, e empregando o ciclo Plan-Do-Check-Act em todos os níveis da organização.”

Quando falamos de risco, não podemos esquecer dos riscos envolvidos nos processos de medição e no desempenho desses processos. Ainda é muito comum as empresas ignorarem os riscos envolvidos durante a realização de uma medição ou pior não acompanhar o desempenho das medições.

Qual o risco em um processo de medição ?

Como já foi falado em outros artigos, as medições são utilizadas para tomada de decisão. Por exemplo, em um controle de qualidade é necessário medir para definir se a peça deve ir ou não ao cliente, se o lote pode ou não ser utilizado, se é preciso fazer um retrabalho, etc.

a medida do risco

A medição responde a seguinte pergunta: O produto atende ao requisito especificado pelo cliente ? 

Os principais riscos que temos ao realizar o processo de medição durante a etapa de controle de qualidade referem-se ao resultado do controle. O controle de qualidade deve ser capaz de informar se o produto atende ou não a especificação.

Os riscos do processo de medição referem-se ao erro na decisão sobre o produto. Podemos ter dois tipos de erro na decisão e avaliação da conformidade de um produto.

– Reprovar um produto aprovado

Este é um problema que não causa muito impacto junto ao cliente, mas gera um grande problema internamente. O produto pode ser refugado ou retrabalhado sem a necessidade. Soluções e ações são buscadas ou realizadas sem a necessidade, gerando um custo de pessoas e processos.

– Aprovar um produto reprovado

Este é um problema que afeta diretamente ao cliente. Nenhum cliente deseja receber um produto fora das especificações. O impacto desse risco pode ser muito alto para uma organização, que pode até perder o cliente, além de todo o custo envolvido.

É importante destacar que o custo aqui não refere-se somente ao custo de retrabalho, assistência ao cliente, descarte de peça, etc. Devemos considerar o custo de entrega, embalagem, etc., de um produto que não atende as especificações.

Assim, para diminuir os riscos envolvidos no controle da qualidade é necessário obter confiabilidade nos processos de medição. Quanto pior for a qualidade da sua medição maior o risco para o seu produto, serviço ou processo.

A ACC PR Engenharia de Medição conta com uma equipe treinada e capacita para te auxiliar na avaliação dos processos de medição, especificação e aquisição de equipamentos de medição, calibração e manutenção de equipamentos de medição e treinamentos em Metrologia e Qualidade.

Conheça a ACC PR Engenharia de Medição e saiba como podemos ajudar sua organização a atender as expectativas do cliente. Atendemos em todo o Paraná, grande Curitiba e região (São José dos Pinhais, Pinhais, Araucária, Almirante Tamandaré, Ponta Grossa, Balsa Nova, Campo Largo, entre outros) . 

box contatos

Fale conosco!