Artigos

Incerteza de medição, a única certeza do resultado de uma medição

Em Calibração, Incerteza de Medição

Informar o resultado de uma medição parece algo muito simples, entretanto realizamos medições diariamente sem entender muito bem essa informação. Medimos nossa massa corporal, a velocidade do carro, a pressão do pneu, o volume de combustível, etc. Em nosso dia-a-dia podemos observar diversas medições e nas empresas isso não é diferente. Esse artigo visa esclarecer a importância do resultado de uma medição e como entender essa informação.

Temperatura da estufa, tração da amostra, tempo de cura, peso da balança, pressão de um manômetro, velocidade da esteira, volume do tanque…são exemplos de grandezas medidas em indústrias, serviços, etc. Diferentes tipos de equipamentos de medição são utilizados para  a obtenção dos chamados “resultados da medição”. Usualmente o resultado de uma medição apresenta duas partes: um número e a unidade de medição, exemplos: 2 m, 5°C, 20 N, 10 kg, etc.

Quando relatamos o resultado de uma medição é necessário apresentar alguma informação sobre a qualidade do resultado, ou seja, não basta saber qual o valor medido, mas é preciso saber também qual a qualidade da informação para que seja possível avaliar a confiabilidade. Um resultado de medição só pode ser considerado completo quando acompanhado da incerteza de medição.

O valor obtido em uma medição é apenas uma estimativa do resultado, na verdade não conhecemos o valor real da medição, devido a limitações dos equipamentos de medição, variações nas condições ambientais, influência de usuários, método de medição, etc, não podemos afirmar que o resultado de uma medição é um número, o que podemos dizer é que o resultado de uma medição corresponde a um faixa de valores dentro de uma probabilidade definida.

 

Resultado de medição – a saída do processo de medição

 

Essa faixa de valores é a incerteza da medição, representa a dúvida que temos no resultado da medição. Assim a única certeza que temos no resultado de uma medição é que temos uma dúvida nessa informação e essa dúvida é a INCERTEZA DE MEDIÇÃO.

Vamos entender melhor o que significa a incerteza de medição e como avaliar essa informação. A figura abaixo apresenta a informação de uma medição de uma peça com um paquímetro. O resultado da medição informado é (20,20 ± 0,10) mm.

Resultado de medição e sua incerteza associada
Resultado de medição e sua incerteza associada

 

O valor de 20,20 mm refere-se a estimativa do resultado. Esse é o valor mais provável, mas não é o único valor que pode ser atribuído ao resultado da medição. A incerteza de medição define um faixa de valores de 20,10 mm até 20,30 mm. A única afirmação que podemos fazer é que o resultado da medição está contido nessa faixa de valores para uma dada probabilidade, geralmente 95%.

Assim podemos afirmar com um nível de confiança de 95% que a medida da peça está dentro da faixa de valores (20,20 ± 0,10) mm. Essa é a certeza que temos em um resultado de medição.

Desse modo menosprezar a importância da incerteza em uma medição pode levar a diversos problemas nos processo de fabricação, inspeção da qualidade, liberação de matéria-prima, set-up de máquinas, enfim em qualquer situação onde ações são tomadas com base em resultados de medição.

A ACC PR – Engenharia de Medição ministra treinamentos de metrologia voltados ao processo de calibração e qualidade em Curitiba e regiões metropolitanas, além de artigos direcionados aos processos de calibração e manutenção de equipamentos de medição.

 

box contatos

Fale conosco!