Artigos

Equipamento de medição, instrumento de medição ou sistema de medição ?

Em Calibração, Instrumentos de medição, Metrologia

A metrologia é ciência da medição e como toda ciência possui um vocabulário próprio. O entendimento dos termos e conceitos é fundamental para o entendimento dessa ciência e suas aplicações em nossa vida. O Vocabulário Internacional de Metrologia  (VIM 2012) apresenta os termos e definições da metrologia, mas o problema é que não é só esse documento que apresenta termos e definições que são utilizados na metrologia ou instrumentação.

Um exemplo muito comum nas industrias são os termos: sistema de medição, equipamento de medição e instrumento de medição. Esses conceitos podem ser encontrados no documento Análise dos Sistemas de Medição (MSA) publicado no Brasil pelo Instituto de Qualidade Automotiva – IQA, na norma ABNT NBR ISO 9000-2005 Sistema de gestão da qualidade: Fundamentos e Vocabulário e no VIM (clique para baixar). Entretanto esses documentos apresentam definições complementares e similares.

Para auxiliar no entendimento da diferença entre um equipamento de medição, um sistema de medição e um instrumento de medição vamos avaliar as principais definições.

Conceito: Sistema de medição

Fonte: Vocabulário Internacional de Metrologia 2012: Conceitos fundamentais e gerais e termos associados (VIM)

Conjunto de um ou mais instrumentos de medição e frequentemente outros dispositivos, compreendendo, se necessário, reagentes e insumos, montado e adaptado para fornecer informações destinadas à obtenção dos valores medidos, dentro de intervalos especificados para grandezas de naturezas especificadas

Nota – Um sistema de medição pode consistir em apenas um instrumento de medição

 

Sistemas de medição
Exemplos de sistemas de medição

 

Conceito: instrumento de medição

Fonte: Vocabulário Internacional de Metrologia 2012: Conceitos fundamentais e gerais e termos associados (VIM)

Dispositivo utilizado para realizar medições, individualmente ou associado a um ou mais dispositivos suplementares.

Nota 1 Um instrumento de medição que pode ser utilizado individualmente é um sistema de medição.
Nota 2 Um instrumento de medição pode ser um instrumento de medição indicador ou uma medida materializada.

instrumento de medição, programa de computador, padrão de medição, material de referência ou dispositivos auxiliares, ou uma combinação deles, necessários para executar o processo de medição.

Instrumentos de medição
Exemplos de instrumentos de medição

Conceito: equipamento de medição

Fonte: ABNT ISO 9000-2005 Sistema de gestão da qualidade: Fundamentos e Vocabulário

instrumento de medição, programa de computador, padrão de medição, material de referência ou dispositivos auxiliares, ou uma combinação deles, necessários para executar um processo de medição. 

De uma forma simplificada podemos entender um instrumento de medição como um sistema de medição de pequeno porte, portátil e de fácil manuseio. Usualmente encapsulados em uma única peça como pode ser visto na figura acima. São exemplos de instrumentos de medição: termômetros, paquímetros, micrômetros, termo-higrômetros, etc.

Um sistema de medição é utilizado preferencialmente e de forma mais abrangente meios de medição que são composto por vários módulos interligados, raramente são transportados, não possuem um uso tão simples e geralmente necessitam de um usuário mais qualificado para seu uso, como pode ser visto acima na figura. São exemplos de sistemas de medição: máquinas de ensaio de tração e máquinas de medição de coordenadas.

A ACC PR – Engenharia de Medição ministra treinamentos de metrologia voltados ao processo de calibração e qualidade em Curitiba e regiões metropolitanas, além de artigos direcionados aos processos de calibração e manutenção de equipamentos de medição.

Fale conosco!