Artigos

O que significa um laboratório de calibração ser acreditado ?

Em Calibração, Qualidade

O que é a acreditação de um laboratório?

 

A acreditação de organismos de avaliação da conformidade é realizada pela Coordenação Geral de Acreditação (CGCRE). A acreditação é um processo de avaliação da conformidade, onde o laboratório deve comprovar o atendimento aos requisitos da norma ABNT NBR ISO/IEC 17025 e das demais normas publicadas pelo INMETRO e aplicáveis aos laboratórios.

Uma vez que o laboratório comprove o atendimento aos requisitos da ABNT NBR ISO/IEC 17025 e aos requisitos das demais normas do INMETRO, ele é considerado um laboratório acreditado e pertencente a chamada RBC (Rede Brasileira de Calibração) ou RBLE (Rede Brasileira de Laboratório de Ensaios).

Um laboratório é acreditado para uma determinada área, como: temperatura e umidade, força e dureza, pressão, vazão, massa e volume, etc., e um determinado CNPJ, ou seja, caso o laboratório possua uma filial com um CNPJ diferente é necessário acreditar os dois. Esse é um ponto muito importante do processo de acreditação de laboratórios.

 

Certificado de acreditação 0480 – ACC PR

A norma ABNT NBR ISO/IEC 17025

 

A norma ABNT NBR ISO/IEC 17025 estabelece os requisitos para o sistema de gestão de laboratórios que realizam serviços de calibração e ensaios. Esta norma é utilizada mundialmente para comprovar a competência técnica de laboratórios na execução de seus escopos de serviços. No Brasil, somente a CGCRE pode realizar a avaliação de uma laboratório conforme os requisitos da norma ABNT NBR ISO/IEC 17025 e acreditar um laboratório.

A norma ABNT NBR ISO/IEC 17025 foi revisada no final de 2017. A nova revisão da norma busca harmonizar os conceitos e requisitos estabelecidos entre as normas da família ISO 9000. Abordagem de processos e gestão de riscos são exemplos de conceitos que serão harmonizados na nova revisão da ABNT NBR ISO 17025.

 

Os beneficios da acreditação

Para os laboratórios acreditados: 

 – Disponibiliza valioso recurso através de um grupo de avaliadores da conformidade, independentes e tecnicamente competentes;

– Fornece um processo de avaliação único, transparente e reproduzível com o qual se evita a utilização de recursos próprios, se elimina o custo da reavaliação e se reforça a coerência;

– Reforça a confiança do público nos serviços prestados;

– Fomenta os esquemas confiáveis de auto-regulação do próprio mercado, incrementando a competência e a inovação.

 

Para as organizações certificadas:

– Possibilita a tomada de decisões acertadas, diminuindo o risco da tomada de decisões com base em avaliações incorretas, ou o que é pior, ter seu produto rejeitado pelo comprador que não aceita certificações não acreditadas;

– Garante a aceitação internacional dos produtos sem a necessidade de repetições das avaliações realizadas.

Para os consumidores finais:

– Inspira confiança no provedor ao garantir que o produto foi avaliado por um organismo independente e competente;

– Aumenta a liberdade de escolha e fomenta um mercado livre, porém confiável.

A Rede Brasileira de Calibração (RBC) e a Rede Brasileira de Laboratórios de Ensaios (RBLE)

 

A RBC, ou Rede Brasileira de Calibração, é o conjunto de laboratórios acreditados para a realização de serviços de calibração em todo o territorio nacional. Essa lista é acessivel através do site do INMETRO, na área de acreditação. É possivel consultar as informações do laboratório, como contato, escopo de serviços, capacidades de medição e calibração, etc.

A RBLE, ou Rede Brasileira de Laboratórios de Ensaios, é o conjunto de laboratórios acreditados para a realização de serviços de ensaios em todo o territorio nacional. Essa lista é acessivel através do site do INMETRO, na área de acreditação. É possivel consultar as informações do laboratório, como contato, escopo de serviços e tipos de ensaios, etc.

 

https://accmetrologia.com.br/contato/
Fale conosco!