Artigos

A importância da verificação de termômetros

Em Balança, Calibração, Conhecimento e informação, Fique por dentro, Instrumentos de medição, Metrologia, Qualidade, Qualificação de equipamentos

A medição da temperatura com o auxílio de um termômetro é comumente encontrada em diversos setores da indústria, comércio e serviços. Em áreas como a fabricação, distribuição e armazenamento de medicamentos e produtos para saúde, o termômetro é um dos principais instrumentos de medição utilizados. Hoje, o mercado de instrumentos de medição possui um série de modelos e fabricantes de termômetros , com diferentes precisões e finalidades de uso.

A calibração de um termômetro, assim como de qualquer instrumento de medição, deve ser realizada em um intervalo de tempo definido pelo responsável. A calibração permite estabelecer a conformidade metrológica, e é essencial para garantir a confiabilidade das medições executadas.

Além da calibração, a verificação de termômetros também deve ser realizada em acordo com um método definido e confiável, assim como na verificação de outros tipos de instrumentos de medição, como balança, pesos padrão, medidores de ph, termorresistências, etc.

Em nosso site, no campo blog você também encontra um artigo para a verificação de balanças, acesse e veja: Você já verificou sua balança hoje?

Calibração de termômetros

A calibração de termômetros executada dentro de laboratórios de calibração com competência técnica é realizada conforme recomendações do documento da CGCRE: “Orientação para acreditação de laboratórios para o grupo de serviços de calibração em temperatura e umidade”. A calibração avalia o atual status do erro de medição do instrumento de medição e apresenta em um certificado de calibração, contendo as informações sobre o erro de medição a incerteza de medição associada.

Ao receber o certificado de calibração, o usuário do instrumento deve avaliar se os valores apresentados no certificado estão de acordo com seu requisitos de processo, como tolerância, erro máximo permissível – EMP, ou valores de referência de fabricantes normas ABNT, ISO, EA, etc.

Para assegurar que os resultados de uma calibração realizada se mantenha confiável ao longo de um período entre as calibrações, o responsável pelo instrumento deve realizar a verificação intermediária do instrumento de medição em períodos frequentes, que pode variar dependendo do intervalo definido entre uma calibração e outra. O prazo de intervalo de calibração mais utilizado entre as organizações é de geralmente 1 ano, desde que o prazo atenda alguns requisitos como a frequência de uso do instrumento, recomendações do fabricantes, normas e outros documentos de referência. Confira também nosso e-book 5 Dicas para determinar a frequência de calibração do seu instrumento de medição. Com um prazo de 12 meses, a verificação pode ser realizada a intervalos de 3 meses, monitorando os resultados de medição do instrumento desde a última calibração.

Verificação de termômetros

Alguns guias, normas e documentos de referência apresentam algumas técnicas para a verificação de termômetros. O documento da Organização Mundial da Saúde , OMS – Checking the accuracy of temperature control and monitoring devices, por exemplo descreve a prática para a verificação de termômetros utilizados para o controle e monitoramento da temperatura utilizando como referência o procedimento de banho de ponto de gelo, ou em inglês  Ice-point bath.

Esse procedimento também é descrito na norma brasileira ABNT NBR 15854: Banho do ponto de gelo – Preparação, conservação e uso como uma temperatura de referência. O procedimento é basicamente a preparação de uma mistura de água destilada, deionizada ou desmineralizada com gelo feito da mesma água em um recipiente. Essa mistura segue uma proporção específica, para que o banho se mantenha na melhor condição de temperatura possível. Com o banho de gelo pronto, o termômetro é inserido no centro do recipiente, emergindo sem encostar no fundo da mistura, sendo considerado uma distância mínima aceitável para melhor precisão das leituras.
Uma vez que o termômetro é inserido, as leituras podem ser rapidamente coletadas e registradas para avaliação do responsável.

O uso do banho de gelo como temperatura de referência parte do princípio físico de ponto de fusão da água a 0°C. A imagem abaixo ilustra os pontos onde a temperatura se mantém constante ao longo do tempo, e pode então ser considerada como temperatura de referência para a verificação de instrumentos de medição.

Um vídeo muito simples apresentando como preparar um banho de gelo para realizar a verificação de um termômetro foi feito pelo NIST (Ice point calibration), como forma de auxiliar a verificação de termômetros em centros de vacinação ou locais onde são armazenadas vacinas ou produtos para saúde sob temperatura controlada.Clique aqui para ver o vídeo

Como podemos ajudar a sua empresa?

A ACC PR Engenharia de Medição com um corpo técnico altamente qualificado e com mais de 20 anos de experiência pode ajudar sua empresa a aplicar os conceitos de metrologia produtiva, auxiliando na avaliação de potenciais de melhorias e ações efetivas para garantir a qualidade das medições e assim agregando valor aos seus processos e produtos.

Conhecimento metrológico e suas aplicações são fundamentais para a busca da melhoria contínua e para garantir uma boa produtividade e ações assertivas.

Entre em contato conosco e entenda como podemos ajudar você a gerar valor

[1] WHO – World Health Organization: Checking the accuracy of temperature control and monitoring devices. Technical Report Series, No. 961, 2011. August 2014.
[2] ABNT NBR 15854: Banho do ponto de gelo – Preparação, conservação e uso como um temperatura de referência. 2010
[3] ABNT NBR 13863: Preparação e uso de junção de referência para calibração de termopar
[4] CGCRE: Orientação para acreditação de laboratórios para o grupo de serviços de calibração em temperatura e umidade. DOQ-CGCRE-009. Documento de caráter orientativo. Revisão 06 – JUL/2017
Fale conosco!