Artigos

9 Dicas para melhores práticas de medição

Em Calibração, Instrumentos de medição, Metrologia

A metrologia, ciência da medição, é uma das áreas com menos investimento dentro da organização, o que nos leva a uma certa preocupação, visto que a metrologia está ligada diretamente com a qualidade na fabricação de produtos e na confiabilidade de processos de medição.

Uma das formas de olhar para a metrologia e começar a inserir ela nas rotinas da organização é tratar a medição como um processo. Uma vez que a medição é vista como algo que possui um entrada e saída, é possível começar a enxergar como se comporta aquele processo, é possível monitorá-lo e prever quando há necessidade de ajustes, correções e manutenções.

A seguir serão apresentados 9 dicas que podem melhorar as práticas de medição ou podem dar caminhos para as organizações que ainda não tratam suas medições como processo e querem incorporar a metrologia nas suas práticas e rotinas.

9 dicas para melhores práticas de medição

As medições realizadas nos processos dentro das organizações  com o uso de instrumentos ou equipamentos de medição uma hora ou outra serão verificadas durante um processo de auditoria ou qualquer outro processo regulatório, como a fiscalização de balanças pelos órgãos competentes.

É necessário olhar a medição como um processo dentro da organização e sendo assim deve possuir pessoas responsáveis, com capacitação, requisitos de processos de medição, estrutura, condições ambientais, tecnologia e demais fontes que podem influenciar no processo de medição.

Aqui estão 9 dicas para olhar o processo de medição e começar a levantar informações relevantes que auxiliem a organização no gerenciamento do processo de medição e na tomada de decisões.

 

Quais parâmetros são necessários a serem medidos? Temperatura, peso, volume, etc;

Como providenciar a melhor infraestrutura para atender aquele processo de medição?

Assegurar que a rastreabilidade de medição seja realizada, rastreável ao SI.

Executar as calibrações e verificações dos instrumentos, e verificar se esses métodos são adequados;

É possível estabelecer limites técnicos (Erro máximo permitido, tolerâncias, etc) a partir da análise de risco com base em dados coletados ou requisitos definidos?

Verificar qual laboratório de calibração possui um padrão de medição que atenda aos limites ou requisitos definidos

Qual é a provável incerteza de medição do processo? Como ela se compara aos limites definidos e qual é o impacto na capacidade de avaliar a conformidade, caso necessário?

Como será a amostragem de dados , será aleatória ou seletiva? Existe uma base científica para requisitos relacionados à frequência das medições? Existe influência na medição em variações sazonais ou variações geográficas?

Existe tecnologia de medição adequada disponível para processo de medição e os parâmetros medidos?

 

Responder algumas dessas perguntas é começar a olhar para a metrologia dentro da organização e verificar como ela afeta a qualidade do seu produto ou serviço final. É a partir de dúvidas e perguntas, que as soluções podem ser encontradas. Se um processo de medição não lhe gera dúvida, erros, talvez esse processo possa estar muito mais crítico do que a organização pensa, e nesse casos qualquer ação baseada em suposições apenas gera desperdício de tempo, recursos e custos.

Como podemos ajudar a sua empresa?

A ACC Engenharia de medição pode ajudar sua empresa na elaboração de uma documentação adequada às recomendações da OMS e em acordo com a RDC 304 e RDC 360. Também realizamos mapeamento térmico e qualificação de áreas de armazenamento de medicamentos em acordo com recomendações nacionais e internacionais.

Oferecemos cursos e suporte técnico no aspectos relacionados ao monitoramento térmico de área de armazenamento de medicamentos, seu mapeamento térmico e qualificação, auxiliando na definição de parâmetros, instrumentos e métodos recomendados para a obtenção de resultados válidos e confiáveis.

A ACC Engenharia de Medição com um corpo técnico altamente qualificado e com mais de 20 anos de experiência pode ajudar sua empresa a aplicar os conceitos de metrologia produtiva, normalização, gestão da qualidade e estatística aplicada na avaliação de potenciais de melhorias e ações efetivas para garantir a qualidade das medições e assim agregando valor aos seus processos e produtos.

Conhecimento metrológico e suas aplicações são fundamentais para a busca da melhoria contínua e para garantir uma boa produtividade e ações assertivas.

Entre em contato conosco e entenda como podemos ajudar você a gerar valor

[1] “Metrology – in short” 3rd edition. July 2008. EURAMET project 1011, participants: DFM Denmark, NPL United Kingdom, PTB Germany.

A importância da Metrologia na Qualidade

Fale conosco!