Artigos

A origem e a importância da Metrologia na sociedade!

Em Sobre a área de medição

Diariamente estamos ligando com números e medições realizadas à nossa volta, seja para em nossas rotinas de trabalho, ou apenas em uma simples receita de comida . Pensando nisso gostaria de lhe perguntar se você já parou para pensar porque um litro não equivale a um grama, ou como definiram que 1 centímetro é de fato 1 centímetro. Perguntas como essas podem parecer estranhas, porque estamos acostumados com as medidas padronizadas em nosso cotidiano. Mas quando buscamos avançar nosso conhecimento , algumas medições começam a ficar complicadas.

Essas e outras perguntas abrem uma porta para o incrível mundo da metrologia. Para muitas pessoas a metrologia ainda é uma área desconhecida, sendo assim resolvi escrever este artigo para explicar de maneira simples o que está por trás da ciência da medição. Vou  iniciar com a seguinte citação de Lord Kelvin: “Quando consegues quantificar aquilo de que falas, e expressá-lo numericamente, então sabes algo sobre o assunto; mas quando não o consegues quantificar, quando não o consegues expressar numericamente, o teu conhecimento sobre isso é vago e insatisfatório”. No final do século 19 , Kelvin já trazia a importância da medição e como ela abre caminho para novas descobertas e formação de conhecimento.

O termo metrologia vem do grego metron que significa medida, e logos que significa ciência, assim podemos afirmar que metrologia é a ciência da medição e suas aplicações. Uma de suas finalidades é garantir a qualidade de produtos/serviços por meio de controle de equipamentos de medição utilizados nas indústrias.  Ao contrário do que muitos pensam, essa área não é relacionada apenas às indústrias, ela está ligada em todos os lugares e áreas no nosso dia a dia.

A Origem da Metrologia

Tudo teve início com a necessidade humana de medir e mensurar as coisas, isto remete a origem das primeiras civilizações. Foi assim, que cada povo começou a criar seus procedimentos de medição e suas unidades de medidas padronizando seu próprio sistema, que era estabelecido a partir de unidades aleatória e imprecisas como, por exemplo, o corpo humano (palmo, pé, polegada, braça, côvado, entre outros).

O método de cada país medir e registrar esses resultados de forma individual prejudicou muito a exportação e o comércio mundial, isso porque ao comprar algo do comércio exterior, aquele produto poderia chegar com proporções divergentes do desejado, justamente por cada país entender as unidades de medidas de uma maneira diferente. A partir daí, começaram a surgir meios para padronizar os resultados metrológicos. No início, esses métodos não foram muito precisos, mas foram evoluindo incessantemente até chegar ao que temos atualmente , o chamado “Sistema Internacional de Unidades”.

Sistema Internacional de Unidades

Popularmente conhecido e abreviado pela sigla SI, o mesmo é um conjunto de unidades de medidas que corresponde às grandezas fundamentais e suas derivações. Quando esse método foi criado, seu objetivo era ter um sistema prático para uniformizar os procedimentos de medição. Atualmente o SI é o padrão que garante que os resultados metrológicos obtidos em um país sejam aceitos mundialmente, ele é formado por sete unidades das chamadas grandezas de base.

Abaixo podemos conferir as unidades básicas do SI e seus símbolos:

Como já mencionado aqui, a metrologia é definida como a ciência da medição e tem como foco principal prover credibilidade, confiabilidade, universalidade e qualidade às unidades de medidas. Assim como as medições estão presentes, direta ou indiretamente em nosso cotidiano, a metrologia engloba diversas áreas no mundo, como a área da saúde, a industrialização, a comercialização, a prestação de serviço, o desenvolvimento de novos produtos, a segurança, o meio ambiente, entre outros.

Sem ter a comprovação metrológica, não há como garantir a confiabilidade dos dados referentes ao controle das características que determinam a qualidade do produto/serviço.  Sua ausência, portanto, é por si só razão suficiente para gerar descrédito no sistema de informação da qualidade.

Metrologia e a sociedade

A metrologia permite a fabricação de produtos com maior precisão, rapidez e de alto padrão. Esses benefícios são repassados ​​aos consumidores à medida que os produtos se tornam mais baratos para comprar e são feitos com uma qualidade superior. O carro é um bom exemplo disto. Historicamente, 160.000 km eram considerados uma boa quilometragem para um carro. O desgaste e a falha de peças geralmente significava que, após esse tipo de distância, era hora de trocar por um modelo mais novo. Hoje, muitos carros podem alcançar confortavelmente mais de 300.000 km e ainda estar em boas condições de funcionamento. A indústria automotiva foi uma das pioneiras em linhas de produção. O setor percebeu rapidamente a importância da metrologia na produção de peças padronizadas. Ao longo dos anos, eles aprimoraram e refinaram seus processos de medição e fabricação.

 

Nós medimos praticamente tudo: o peso da nossa comida, o volume do nosso combustível, a distância entre dois pontos, a temperatura da sala, o ruído no local de trabalho, etc. Medidas incorretas levam a decisões erradas, que podem ter consequências graves. Sem a  metrologia, iríamos enfrentar algumas dificuldades como :

  • abastecer o veículo no posto de gasolina e não saber se está recebendo a quantidade de combustível que está cobrando;
  • comprar produtos no mercado e não ter certeza se a escala está medindo com precisão;
  • envio para exportação e não ter certeza se sua remessa terá o mesmo peso quando chegar ao país importador;
  • administrar um medicamento que salva vidas e não ter certeza da dosagem.

Como podemos ajudar a sua empresa?

A ACC Engenharia de Medição com um corpo técnico altamente qualificado e com mais de 20 anos de experiência pode ajudar sua empresa a aplicar os conceitos de metrologia produtiva, auxiliando na avaliação de potenciais de melhorias e ações efetivas para garantir a qualidade das medições e assim agregando valor aos seus processos e produtos.

Conhecimento metrológico e suas aplicações são fundamentais para a busca da melhoria contínua e para garantir uma boa produtividade e ações assertivas.

Entre em contato conosco e entenda como podemos ajudar você a gerar valor

[1] Site: www.accmetrologia.com.br
[2] Site: Inmetro
[3] Site: Blog da Qualidade
[4] Site:  CONFEDERAÇÃO NACIONAL DA INDUSTRIA. Normalização, metrologia avaliação da conformidade: ferramentas da competitividade

Quais os aspectos metrológicos na área da saúde?

Fale conosco!