Conforme descrito no nosso artigo “O que é calibração e sua importância no processo e na qualidade?” a calibração de um instrumento é essencial para assegurar que seu processo ou produto está dentro das normas estabelecidas a fim de garantir a melhor qualidade na sua produção/fabricação.
Nesse artigo vamos ajudá-lo a conhecer seu instrumento ao identificar 9 informações importantes que você deve saber ao enviar seu instrumento para calibração:
1 – TIPO
Na indústria existem inúmeros tipos de instrumento de medição. É sempre bom conhecer quais são esses instrumentos, sua forma, peso, tamanho, fragilidade, etc.
Exemplo: O termômetro é digital, IR (Infravermelho), vidro ou bimetálico? Seu termo higrômetro possui sensor externo? Qual a capacidade da sua balança? Seu micrômetro tem hastes ou pontas?
2 – IDENTIFICAÇÃO (CÓDIGO)
Todo instrumento possui uma identificação própria para se diferenciar dos demais. Muitos chamam de TAG do instrumento. Esse código é criado pelo próprio cliente, ou caso o cliente não tenha, o laboratório de calibração pode criá-lo.
Exemplo: 2 termômetros, um utilizado na linha de produção e outro na linha de envase. Suas respectivas TAG’s são: TER-01 e TER-02.
3 – FAIXA
A faixa é qual a região o instrumento consegue medir, desde uma leitura mínima até a leitura máxima.
Exemplo: termômetro de −10 °C a 100 °C, balança de 0 até 5000g, manômetro 0 a 7 bar, trena de 10m.
4 – RESOLUÇÃO
A resolução é o valor de uma divisão da leitura do instrumento. A partir da resolução o instrumento consegue variar suas leituras chegando ao mínimo e máximo.
Exemplo: Um manômetro de 16 kgf/cm². Cada pequeno traço/marcação em que o ponteiro pode parar representa uma divisão. No caso da imagem, a resolução do instrumento é 0,5 kgf/cm²:
5 – REQUISITOS
Esses requisitos são os critérios de aceitação do cliente, são os valores limites de erro que ele aceita para as medições do instrumento.
Exemplo: Um higrômetro (medidor de umidade ambiente). O cliente informa que o erro desse instrumento não pode ser superior a 6%. Caso o instrumento apresente erro maior que o definido, o técnico consegue comunicar o cliente para que ele possa tomar uma decisão quanto a situação do instrumento (reparo/compra, etc.)
6 – DADOS DO INSTRUMENTO (MODELO, FABRICANTE, N° DE SÉRIE)
Essas informações podem ser obtidas nos instrumentos, ou em seu manual. Isso ajudará o técnico a identificar o fabricante e encontrar manuais de instrução de manuseio, botões de opções, menu, limites de erro do fabricante, etc.
Exemplo: Paquímetro Digital, Starrett, Série 799
7 – SETOR
Alguns instrumentos, além de TAG, possuem um setor específico que devem ser alocados e inclusos no certificado de calibração.
Exemplo: Dois paquímetros. Um é do setor de PRODUÇÃO e o outro no setor de EMBALAGEM. Essas informações também podem sair no certificado de calibração do instrumento e auxilia no processo de identificação pela área da qualidade do cliente.
8 – PONTOS DE CALIBRAÇÃO
O cliente pode solicitar pontos de calibração que atendam a sua faixa do processo, desde que esses pontos estejam no escopo do orçamento gerado.
Exemplo: Uma proveta de 50 ml o orçamento define calibração em até 3 pontos. O cliente pode escolher esses 3 pontos de acordo com o seu uso como 5, 10 e 30 ml ou 10, 30, 50 ml.
9 – PERIODICIDADE
O período de calibração é de responsabilidade do cliente e ele deve decidir qual a frequência com que seus instrumentos devem ser calibrados. Lembrando que períodos extensos sem calibração aumentam a dúvida da medição do instrumento ao longo do seu uso. É sempre recomendável verificar qual a frequência de uso do instrumento no dia-a-dia e quantos operadores o manipulam. A partir dessa análise é possível definir um período aceitável.
Exemplo: Trimestral, semestral, 90 dias, 360 dias.
Para facilitar o preenchimento dessas informações a ACC está disponibilizando uma tabela de dados técnicos para download!
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- No Blog: 10 equipamentos que precisam de qualificação para validar o processo!
- No Blog: Por que calibrar um instrumento de medição?
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Conhecimento metrológico e suas aplicações são fundamentais para a busca da melhoria contínua e para garantir uma boa produtividade e ações assertivas.
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