Artigos

A importância da calibração de balanças

Em Balança, Calibração

Independentemente do segmento ou tamanho, todas as indústrias, farmácias ou laboratórios que utilizam instrumentos de medição em seus produtos ou processos devem garantir a confiabilidade dos resultados apresentados pelos mesmos. Nesse contexto, o uso adequado de balanças e sua calibração ganha destaque por se tratar de um dos instrumentos de medição de maior utilização.

Seja uma balança comercial ou uma balança de precisão da indústria farmacêutica, a calibração é um processo fundamental para garantir resultados de pesagem confiáveis. Dessa forma, evitam-se prejuízos para empresários e consumidores e garante as boas relações nos campos da economia, saúde, segurança e meio ambiente.

O que é e como é feita a calibração de balanças?

A calibração de balanças tem como objetivo entender e atestar os resultados e erros de medição apresentados pela mesma, tendo como base uma massa padrão como valor de referência. Ou seja, de uma forma bem simplificada a calibração de balanças é uma comparação quantitativa entre o valor do peso de referência utilizado e a indicação registrada no instrumento de pesagem.

Por exemplo, é posicionado sobre o prato da balança um peso padrão calibrado com valor nominal de 15 kg, e após estabilização da balança, observa-se o valor indicado no mostrador. A diferença entre o valor indicado pelo equipamento e o valor de referência da massa padrão é o chamado erro de indicação.

Todas as especificações técnicas para balanças, assim como os erros máximos permitidos estão definidos na portaria n° 236/94 do INMETRO. Ao final da calibração, o laboratório especializado contratado irá emitir um certificado para garantir a rastreabilidade da grandeza medida. Com esse documento, o cliente tem condições de avaliar se sua balança atende aos seus critérios de aceitação. Caso a balança não atenda aos requisitos, a mesma deve ser encaminhada para a realização ajustes e reparos em uma oficina autorizada pelo IPEM-PR ou INMETRO.

Benefícios da calibração de balanças:

  • Obter resultados confiáveis de pesagem;
  • Assegurar a informação do peso dos insumos comercializados;
  • Prevenir fraudes e desvios;
  • Manter corretas margens de lucro;
  • Garantir a qualidade de produtos fabricados;
  • Evitar multas e interdições;
  • Detectar desgastes nos instrumentos;
  • Atestar a fidedignidade de exames e análises laboratoriais.

Prejuízos causados pela falta de calibração de balanças

A calibração é um processo necessário para assegurar a transparência e confiança em qualquer transação que envolva artigos medidos por peso, evitando prejuízos tanto para quem vende como para quem compra. Veja aqui nosso texto sobre “Quanto custa calibrar e não calibrar”.

Para a indústria, tanto de pequeno como grande porte, é importante que esses instrumentos estejam funcionando perfeitamente para evitar ônus diretos e indiretos, como desperdício de matéria-prima, perda de qualidade dos produtos, paradas não programadas para ajustes, falhas de auditória, retrabalho e, até mesmo, recall da produção.

As balanças utilizadas no comércio, como em supermercados, mercearias, açougues e padarias, também necessitam de atenção especial. Esses estabelecimentos precisam calibrar as balanças para não lesionar os clientes ou ter prejuízos.

Além disso, o correto funcionamento de instrumentos de medição é fundamental para garantir a eficácia de fórmulas e produtos. Um exemplo é o setor farmacêutico, na qual 1 mg mensurado incorretamente para mais ou para menos comprometerá toda a fórmula e, consequentemente, a saúde das pessoas.

Importância de investir na calibração de balanças

A verdade é que negligenciar a calibração é um enorme risco para os gestores, isso porque o valor do investimento nesse processo é muito inferior aos custos envolvidos com um equipamento sem calibração. Sendo, portanto, uma decisão acertada no que diz respeito a competitividade a transparência da organização.

Por meio da calibração de balanças, garante-se ao mercado uma concorrência justa e proteção dos direitos do consumidor. Além disso, a empresa que faz regularmente esse processo fica livre de multas e até interdições dos auditores-fiscais, se for constatado que os aparelhos estão em desacordo com os critérios de erro. De forma geral, é um passo em prol da economia, melhora continua e aspectos legais.

ACC PR Engenharia de Medição é referência em serviços de calibração de balança, além de ser autorizada pelo IPEM-PR para consertos e reparos de balanças! Quer deixar a sua empresa em conformidade? Entre em contato conosco!

Assine nossa newsletter no formulário abaixo e fique por dentro das novidades!

Fale conosco!