Um instrumento de medição com erro acima da aceitável compromete a qualidade e a conformidade de processos, serviços ou produtos que dependem desse instrumento. É importante salientar que todo instrumento de medição tem erro, por causa das características funcionais, condições de uso e desgastes naturais ao longo do tempo.
Basicamente, um erro de medição é a diferença entre o valor indicado pelo instrumento de medição e um valor de referência definido por um padrão. Por exemplo, o indicador de uma balança informa uma leitura de 19,95 kg ao medir peso padrão com valor de referência de 20 kg, ou seja, a balança está informando um erro de – 0,05 kg. Esse erro tende a aumentar ao longo do tempo devido ao desgaste do instrumento, erros na execução do método de medição, influência das condições ambientais, manipulação do operador, entre outros.
Entretanto, é preciso avaliar se o erro é aceitável ao seu processo e se ele não contribui de forma negativa nos seus resultados. Essa avaliação pode ser feita por meio da análise dos resultados de uma calibração, que coletará informações sobre as medições dos instrumentos, a fim de verificar se a medida informada está dentro dos limites aceitáveis.
Todos os instrumentos de medição necessitam de calibração periódica. O intervalo de calibração varia conforme a frequência e condições de uso que o instrumento de medição é submetido. Na prática, existem algumas dicas que podem ajudar a perceber se o instrumento está aparentando problemas na medição e precisa de um reparo ou ajuste e posterior recalibração.
Como saber se o seu instrumento com erro precisa de calibração ou manutenção:
- Desvio de medidas muito fora da média. Ex. 10 – 3 – 18 – 26 – 4 (não tem repetibilidade durante as medições);
- Não consigo ajustar o zero para iniciar minhas medições;
- Não consegue realizar as leituras do final da escala;
- Meu instrumento está danificado (trinca, quebra, etc);
- Meu instrumento só registra uma única leitura e não varia conforme outros valores medidos;
- Meu instrumento não retorna ao zero após a medição;
- Meu instrumento não é verificado e calibrado por um prazo longo de tempo, e é utilizado diariamente na produção;
Calibração de instrumentos com erro
A calibração dos instrumentos de medição não tem a função de corrigir os erros, mas sim de diagnosticá-los e informar seus valores por meio de um certificado de calibração. Podemos dizer que a calibração é uma “fotografia” do comportamento do instrumento de medição, e são a partir da observação desse comportamento, que se podem tomar decisões mais assertivas quanto ao instrumento de medição.
Toda vez que o instrumento de medição apresentar erros nas leituras de modo a deixar o operador com dúvidas quanto à medida realizada, recomenda-se que o instrumento seja enviado a um laboratório de calibração para exame técnico. Caso contrário, esses erros comprometerão a produtividade e ocasionarão prejuízos financeiros para a empresa. Se o instrumento em questão estiver danificado, primeiro, é necessário fazer a manutenção do mesmo e, posteriormente, encaminhá-lo para a calibração.
Assegurar a padronização, qualidade e precisão nos processos produtivos e serviços prestados é fundamental para manter a competitividade de uma empresa. Além de respeitar as relações entre empresas e clientes. Para isso, é preciso atentar-se aos instrumentos com erro que comprometem esses resultados, realizando a calibração dos instrumentos de medição rotineiramente e sempre ao perceber algum desvio que esteja afetando os resultados desse instrumento.
Assine nossa newsletter no formulário ao lado e fique por dentro das novidades!