Artigos

Comprovação metrológica: conformidade no processo de medição

Em Calibração, Metrologia, Qualidade

A comprovação metrológica é uma das etapas do modelo de sistema de gestão de medição apresentado na norma ABNT NBR ISO 10012 – Sistema de Gestão da Medição – Requisitos para os processos de medição e equipamento/instrumento de medição. A comprovação metrológica deve ser projetada e implementada e compreende as etapas de calibração dos equipamentos/instrumentos de medição , a verificação do equipamento/instrumento e as ações e decisões a serem tomadas. 

Em busca da conformidade no processo de medição, muitas empresas utilizam a calibração como principal etapa. A obtenção da conformidade, porém, não é alcançada apenas calibrando o equipamento/instrumento de medição. Para tanto, a norma ABNT NBR ISO 10012 – Sistema de Gestão da Medição, estabelece as principais etapas da conformidade metrológica e os requisitos para a gestão da medição.

Equipamento de medição

  • Calibração

    A calibração é um procedimento experimental e pode ser definida “conjunto de operações que estabelece, sob condições especificadas, a relação entre os valores indicados por um equipamento/instrumento de medição ou valores representados por uma medida materializada ou um material de referência e os valores correspondentes das grandezas estabelecidas por padrões”.

    Realizar, periodicamente, a calibração dos equipamentos/instrumentos de medição é fundamental para garantir a qualidade de produtos e processo, a produtividade e a lucratividade. Isso porque, esse procedimento é essencial para monitorar e avaliar a confiabilidade das medições realizadas por diferentes equipamentos/instrumentos de medição

    Após a execução da calibração, é necessário gerar um certificado de calibração com os resultados obtidos durante a atividade de laboratório. Além do certificado de calibração, a apresentação de uma identificação de status da calibração é indispensável, e pode ser realizada como um selo de calibração que apenas identifica que o equipamento/instrumento de medição foi calibrado, mas não evidencia nenhuma conformidade. Veja mais sobre calibração em nossos artigos Calibração de instrumentos: O que fazer e como controlar? e O que é calibração e sua importância no processo e na qualidade!

  • Verificação metrológica

    A verificação metrológica consiste na ação de comparar os resultados do certificado de calibração com os requisitos metrológicos definidos previamente. Caso os resultados sejam aceitáveis é necessário registrar ou documentar essa aceitação com carimbo, assinatura e data.

    Caso não exista requisitos metrológicos definidos anteriormente, não é possível comparar e obter a verificação metrológica.

    Os requisitos metrológicos podem ser dados de clientes aos especificar produtos requeridos, de fornecedor ao especificar produtos ofertados, de organismos legisladores ou regulamentadores, como no caso das Portaria 236/94 do INMETRO que estabelece as condições que deverão ser observadas na fabricação, instalação e utilização de instrumentos de pesagem não automáticos (balanças). Os requisitos metrológicos podem incluir, mas não se limitam somente a , amplitude do equipamento/instrumento de medição, resolução, erro máximo permitido e etc. 

  • Ações e decisões

    Quando os resultados obtidos na calibração não estão aceitáveis, é necessário realizar um ajuste ou reparo, sempre que possível. Também é realizado uma análise crítica no intervalo de comprovação metrológica para verificar a necessidade de diminuição no intervalo de calibração. Após o ajuste ou reparo, o equipamento/instrumento é calibrado novamente até a obtenção da verificação metrológica.

Equipamento de Medição

As empresas devem obter a comprovação metrológica dos seus processos de medição sempre que necessário, para isso é importante definir adequadamente os requisitos metrológicos e avaliar a adequação de seus equipamentos/instrumentos aos processos atuais. Calibrar um equipamento/instrumento, é considerado investimento quando esse equipamento/instrumento atende às necessidades do processo, assim como estabelecer um sistema de Gestão de Medição é fundamental para minimizar riscos e erros de medição.

A ABNT NBR ISO 10012 pode auxiliar as empresas no entendimento e elaboração dos requisitos metrológicos, na revisão ou elaboração de procedimentos para gestão de equipamentos/instrumentos de medição, no atendimento a auditorias e na melhoria de produtos e processos. 

Como podemos ajudar a sua empresa?

 

A ACC Engenharia de Medição com um corpo técnico altamente qualificado e com mais de 20 anos de experiência pode ajudar sua empresa a aplicar os conceitos de metrologia produtiva, auxiliando na avaliação de potenciais de melhorias e ações efetivas para garantir a qualidade das medições e assim agregando valor aos seus processos e produtos. 

Conhecimento metrológico e suas aplicações são fundamentais para a busca da melhoria contínua e para garantir uma boa produtividade e ações assertivas. 

Entre em contato conosco e entenda como podemos ajudar você a gerar valor!

Fale conosco!