Artigos

Qual a diferença de aferição e calibração?

Em Calibração, Erro de Medição, Instrumentos de medição, Metrologia, Qualidade, Sobre a área de medição

A ciência da medição – metrologia, utiliza de uma série de termos e definições em suas aplicações. Uma maneira de padronizar esses termos e difundi-los entre os países seria a criação de um vocabulário internacional. Nesse vocabulário alguns termos foram revisados e ampliados, como as palavras calibração e aferição.

Neste blog você irá conhecer um pouco mais sobre esse vocabulário e sobre esses dois termos utilizados no mercado 

VIM

O VIM – Vocabulário Internacional de Metrologia: Conceitos fundamentais e gerais e termos associados é uma publicação padronizada que utiliza os termos usados na área da Metrologia – ciência da medição, em diversos países. Sua primeira edição ocorreu em 1984 sendo publicada em Inglês e Francês pela ISO (Organização Internacional para Padronização, em português) e posteriormente traduzida para o português em 1988. A segunda edição já traduzida para o português foi adotada oficialmente  pelo Brasil em 1995 pela Portaria Inmetro nº 029.

Ao longo dos anos, com o crescimento da globalização,  das transações comerciais internacionais e das inovações tecnológicas, a atividades em metrologia tiveram de evoluir adequando-se às novas necessidades. Entre as novas publicações lançadas no âmbito da metrologia, foram o guia GUM – Guia para a Expressão da Incerteza de Medição e a norma ISO Guia 25 (1978) que foi revisada e ampliada para mais requisitos resultando na norma ISO/IEC 17025, Requisitos Gerais para a Competência de Laboratórios de Ensaio e Calibração com última revisão feita em 2017.

Por fim, a última versão do VIM entrou em vigor no Brasil através da Portaria Inmetro n° 232 de 08 de maio de 2012, e se refere à 1ª edição luso-brasileira do Vocabulário Internacional de Metrologia – Conceitos fundamentais e gerais e termos associados (VIM 2012), sendo dividido em 5 categorias:

1- Grandezas e unidades

2- Medição

3- Dispositivos de medição

4- Propriedades dos dispositivos de medição

5- Padrões de medição

Calibração e aferição

Os termos calibração e aferição eram utilizados antigamente com sentidos amplamente diferentes. O termo aferição entendia-se como a comparação entre os valores apresentados por um padrão de referência e os valores apresentados pelo instrumento em medição. Por outro lado, o termo calibração era mais próximo a uma manutenção e ajuste, onde o instrumento era aberto e ajustado até que seus valores voltassem a estar os mais próximos dos limites definidos pelos fabricantes, e após a calibração o instrumento era de fato enviado a aferição.

Com as mudanças nas publicações internacionais, e desde a última publicação do VIM , com a edição luso-brasileira de 2012, o termo AFERIÇÃO entrou em desuso, e em seu lugar ficou apenas o termo CALIBRAÇÃO com a seguinte definição conforme o VIM:

Operação que estabelece, sob condições especificadas, numa primeira etapa, uma relação entre os valores e as incertezas de medição fornecidos por padrões e as indicações correspondentes com as incertezas associadas; numa segunda etapa, utiliza esta informação para estabelecer uma relação visando a obtenção dum resultado de medição a partir duma indicação. (VIM, 2012)

De uma forma simplificada, a calibração é uma comparação entre os valores de um instrumento de medição e os valores estabelecidos por padrões sob condições específicas, tais como: temperatura ambiental, ausência de poeira e vibrações, tensão de alimentação, etc. Usualmente o resultado de uma calibração é apresentado em um certificado de calibração, contendo no mínimo as informações de erro de medição e incerteza de medição associado a esse erro.

E como antes , a palavra calibração remetia a um ajuste, esse termo também foi acrescido ao VIM  em duas terminações:

  • Ajuste de um sistema de medição: Conjunto de operações efetuadas num sistema de medição, de modo que ele forneça indicações prescritas correspondentes a determinados valores duma grandeza a ser medida.
  • Ajuste de zero: Ajuste dum sistema de medição de modo que o mesmo forneça uma indicação igual a zero correspondente a um valor igual a zero da grandeza a ser medida.

E para salientar essas mudanças, o próprio VIM informa uma nota explicando em seu conteúdo que se convém não confundir a calibração com o ajuste de um sistema de medição, frequentemente denominado de maneira imprópria de “auto-calibração”, nem com a verificação da calibração.

Como podemos ajudar a sua empresa?

A ACC Engenharia de Medição com um corpo técnico altamente qualificado e com mais de 20 anos de experiência pode ajudar sua empresa a aplicar os conceitos de validação e qualificação,, auxiliando na avaliação de dos processos, na elaboração da documentação e na execução das etapas de qualificação e validação.

Conhecimento tecnológico e suas aplicações são fundamentais para a busca da melhoria contínua, garantir a qualidade de produtos e a confiabilidade dos processos.

Entre em contato conosco e entenda como podemos ajudar você a gerar valor

[1] Vocabulário Internacional de Metrologia: Conceitos fundamentais e gerais e termos  associados (VIM 2012). Duque de Caxias, RJ : INMETRO, 2012.  94 p.
[2] http://www.inmetro.gov.br/metcientifica/vim/vimGum.asp
Fale conosco!