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O papel da metrologia na gestão da qualidade

Em Metrologia, Qualidade

Antes de mais nada, precisamos novamente salientar que a Metrologia é uma ciência, do latim scientia, que pode ser traduzido para “conhecimento”. A ciência pode ser definida como o esforço para descobrir e aumentar o conhecimento humano de como o Universo funciona. Para entender como as coisas funcionam, é necessário realizar medições, mas como realizar medições confiáveis e válidas? Aí está a ciência da medição, que abrange todos os aspectos teóricos e práticos relativos à medição, qualquer que seja a incerteza, em quaisquer campos da ciência ou tecnologia.

O conceito da qualidade também pode ser relacionado ao atendimento aos requisitos do cliente e/ou partes interessadas. A definição e entendimento dos requisitos do cliente são etapas fundamentais para a busca pela qualidade. Para atender esses requisitos, a empresa precisa realizar obter dados através de medições, os dados precisam demonstrar que os produtos e serviços estão em condições de serem comercializados ou disponibilizados à sociedade para uso. Nesse sentido, para garantir a qualidade necessitamos que a metrologia seja devidamente praticada para que os dados coletados possam ser confiáveis e capazes de serem interpretados pelas equipes de qualidade, engenharia ou outra área responsável.

A qualidade das medições realizadas interfere diretamente nos dados obtidos, afetando os resultados de processos, controle de qualidade, índices de retrabalho, desperdícios, custos de garantias, erros em tomadas de decisões, ou seja, uma “baita” dor de cabeça para a gestão da qualidade.

Metrologia e qualidade de produtos

Na fabricação de produtos e no controle de processos, existem diversos requisitos que devem ser atendidos para que o item possa seguir para o cliente. Esses requisitos podem ser, por exemplo, tamanho de peças, volume em um recipiente, temperatura mínima na formulação de um reagente químico e diversos outros que necessitam ser compridos para a liberação do produto em acordo com o nível de qualidade exigido.

Para que esses requisitos sejam atendidos, é necessário realizar diversas medições e inspeções, utilizando processos de medição que devem ser adequados ao seu uso pretendido, com instrumentos de medição devidamente calibrados, verificados e resultados aceitáveis e válidos.

A busca pela qualidade engloba desde os requisitos para os produto, até a definição completa dos processo de medição (instrumento de medição, método de medição, condições ambientais, usuário do instrumentos e o item que estamos medindo) necessário para mensurar essa qualidade. Dentre os itens mínimos (não se limita a esses) necessário para garantirmos a qualidade dos processos de medição temos:

  • Seleção dos laboratórios de calibração e ensaio que possam auxiliar na definição e melhoria dos processos de medição
  • Calibração dos instrumentos de medição na faixa adequada e com níveis de incertezas conhecidos.
  • Ensaio em equipamentos de medição utilizados nos processo, como por exemplo autoclave para esterilização
  • Análise dos certificados de calibração e relatórios de ensaio e definição dos erros máximos permitidos, requisitos de resolução, faixa de medição e precisão.
  • Dados estatísticos de processo de produção (CEP, Cartas de controle, etc) e do processo de medição (MSA)
  • Implementação de um sistema de gestão de medição em acordo a norma ABNT NBR ISO 10012 Sistemas de Gestão de Medição.

Metrologia e qualidade em serviços

Não é só de produtos que o mercado sobrevive, para alguns casos a qualidade na prestação de serviços também é um dos itens que precisamos atuar. Quando falamos de serviços que utilizam de medições podemos citar exemplos como a distribuição de alimentos em caminhões refrigerados, o armazenamento de medicamentos em galpões e até mesmo uma simples viagem de táxi. Todos esses serviços e muitos outros possuem requisitos a serem cumpridos, como a HACCP para alimentos e ANVISA para questões ligadas  a medicamentos, e todos eles precisam ser realizados com qualidade para que as expectativas do cliente final sejam atendidas

Olhando com um foco em metrologia, a qualidade nesses serviços também utiliza de medições para controle e monitoramento das condições ideais de serviço. Podemos então destacar alguns pontos que a qualidade utiliza da metrologia para serviços, sendo eles:

  • Informações de temperatura das cargas de alimentos em transporte no país
  • Valores de temperatura e umidade em galpões , armazéns, salas refrigeradas e etc
  • Calibração e lacre de itens de cobrança como o taxímetro

Metrologia, qualidade e produtividade

Em meio a concorrência dos mercados, possuir recursos e capacidade para se destacar e ser competitivo é o que muitas empresas almejam. Uma das formas de obter ganho em competitividade é aplicar investimentos em metrologia. Quando se começa a olhar para o processo de medição , percebe-se que é possível obter ganhos em qualidade e produtividade, e ambos podem influenciam diretamente o desempenho de uma organização.

Uma série de estudos, artigos e publicações internacionais apresentam o ganho de se investir em metrologia, como casos que o investimento de 1 dólar, pode gerar até 3 vezes maior o valor de retorno. Nas empresas não fica diferente, para qualquer que seja o investimento em medição , desde a calibração até o investimento em sistemas de medição e estatísticas de dados , a empresa ganha em qualidade e produtividade.

Como podemos ajudar a sua empresa?

A ACC Engenharia de Medição com um corpo técnico altamente qualificado e com mais de 20 anos de experiência pode ajudar sua empresa a aplicar os conceitos de validação e qualificação,, auxiliando na avaliação de dos processos, na elaboração da documentação e na execução das etapas de qualificação e validação.

Conhecimento tecnológico e suas aplicações são fundamentais para a busca da melhoria contínua, garantir a qualidade de produtos e a confiabilidade dos processos.

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[1] Vocabulário Internacional de Metrologia: Conceitos fundamentais e gerais e termos  associados (VIM 2012). Duque de Caxias, RJ : INMETRO, 2012.  94 p.
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