Artigos

Calibração de instrumentos: O que fazer e como controlar?

Em Calibração, Incerteza de Medição, Instrumentos de medição

A calibração de instrumentos de medição é uma das etapas necessárias para a comprovação metrológica e é essencial para que um sistema de medição possa operar com eficiência e confiabilidade. A calibração , segundo definição do VIM, 2012, é uma operação que estabelece, sob condições especificadas, num primeiro passo, uma relação entre os valores e as incertezas de medição fornecidos por padrões e as indicações correspondentes com as incertezas associadas; num segundo passo, utiliza esta informação para estabelecer uma relação visando a obtenção dum resultado de medição a partir duma indicação. Em termos gerais, a calibração é a ação de comparar um instrumento de medição sob teste ( Device Under Test – DUT) de um valor desconhecido, com um padrão de referência com um valor conhecido.

No Brasil, a calibração de instrumentos é realizada em grande parte por laboratórios de calibração acreditados pela CGCRE, organismo de acreditação do Inmetro, e pertencentes então a Rede Brasileira de Calibração – RBC , ou por laboratórios que possuem seus padrões de referência calibrados em laboratórios acreditados. Ao enviar um instrumento de medição para calibração o responsável deve conhecer desde como funcionam os serviços de calibração de instrumentos de medição até a avaliação do certificado de calibração emitido ao final do serviço prestado. O artigo a seguir irá apresentar algumas informações importantes que são fundamentais quando for necessário contratar um serviço de calibração.

Quando enviar meu instrumento à calibração?

A maioria das organizações globais executam diariamente processos e operações necessárias para a fabricação de produtos ou oferecimento de serviços. Quando esses processos exigem algum tipo de medição para controle, há a necessidade do uso dos chamados instrumentos de medição, como termômetros, manômetros, balanças, torquimetros, e etc. A partir do momento que esses instrumentos são utilizados para coletar dados em um processo de medição, nasce a necessidade de conhecer o erro desses instrumentos para verificar se podem ou não continuar com seu uso pretendido. A calibração é o processo que evidencia o erro do instrumento associado a uma incerteza de medição.

Além de conhecer o erro do instrumento , outras necessidades de envio do instrumento a calibração podem ser descritas como a compra de instrumentos de medição novos; a verificação do erro do instrumento antes e após ajustes, reparos e manutenções; verificações periódicas para acompanhar o erro do instrumento; dúvidas quanto às leituras do instrumento e após o instrumento ter sofrido eventos como quedas, vibrações, exposições a condições adversas.

A calibração de instrumentos de medição propicia a rastreabilidade e a padronização de todas as medidas necessárias para testar qualquer instrumento. É importante para as organizações evidenciar que suas medidas são rastreáveis ao Sistema Internacional de Unidades -SI, quando for relatar valores de seus processos e produtos. A rastreabilidade atesta que um certificado de calibração de um instrumento de medição é válido e pode ser utilizado , provando que o instrumento atende aos requisitos apropriados.

A norma ABNT NBR  ISO  10012 aponta ainda que um sistema de gestão de medição eficaz assegura que o equipamento ou instrumento de medição  são adequados para seu uso pretendido e é importante para atingir os objetivos da qualidade do produto e gerenciar o risco de resultados de medições declarados incorretamente.

Levantamento de informações do instrumento

Antes de enviar um instrumento para a calibração , é necessário o levantamento de algumas informações importantes como faixa de uso instrumento, faixa de medição, resolução, especificações do fabricante, critérios de erro, etc. Essas informações irão contribuir para a análise do certificado ao final da calibração.

Após o levantamento de informações sobre o instrumento , parte-se agora para a procura por laboratórios de calibração. Para algumas organizações que seguem normas, resoluções ou portarias específicas, e esses documentos apontam a exigência de laboratórios acreditados, a busca pelo laboratório deve ser realizada no site da Rede Brasileira de Calibração – RBC. Para outras organizações, os laboratórios que possuem padrões de referência calibrados em laboratórios acreditados já são o suficiente para atender seus requisitos.

Por fim, ao escolher o laboratório e ter todas as informações sobre o instrumento de medição e seu uso no processo, o responsável deve enviar o instrumento ao laboratório e também informar os chamados requisitos metrológicos. Esses requisitos podem ser pontos de calibração, declarações de conformidade, regras de decisão, local de uso, e etc.

Retorno do instrumento e análise dos resultados

O processo de calibração se encerra com a emissão do certificado de calibração e identificação do selo de calibração no instrumento. O cliente então, deve conferir se as informações do selo de calibração inserido no instrumento e o certificado de calibração estão em acordo com datas, códigos e demais informações. Logo após , o cliente deve analisar o certificado de calibração e verificar se seus requisitos metrológicos foram atendidos e se o instrumento pode ou não retornar ao seu uso pretendido.

Caso o certificado esteja conforme com seus requisitos metrológicos, o cliente deve identificar essa conformidade como por exemplo,  um carimbo no certificado de calibração com o selo de aprovado, ou também pela identificação em sistemas e softwares operacionais do status do certificado. Porém , se o certificado de calibração não estiver em conformidade com os requisitos metrológicos, o cliente deve tomar algumas medidas como verificar se há a possibilidade de ajustes, reparos e manutenções, e caso não seja possível reparos, o cliente deve retirar o instrumento de uso , identificá-lo como não conforme , avaliar o impacto gerado com o uso desse instrumento em seus processos e providenciar a troca desse instrumento por um equipamento novo e devidamente calibrado.

Como podemos ajudar a sua empresa?

A ACC PR Engenharia de Medição com um corpo técnico altamente qualificado e com mais de 20 anos de experiência pode ajudar sua empresa a aplicar os conceitos de metrologia produtiva, auxiliando na avaliação de potenciais de melhorias e ações efetivas para garantir a qualidade das medições e assim agregando valor aos seus processos e produtos.

Conhecimento metrológico e suas aplicações são fundamentais para a busca da melhoria contínua e para garantir uma boa produtividade e ações assertivas.

Entre em contato conosco e entenda como podemos ajudar você a gerar valor

[1] INMETRO. Vocabulário Internacional de Metrologia: Conceitos fundamentais e gerais e termos associados (VIM 2012)
Fale conosco!