Artigos

Você sabe o que é grau de proteção (IP)?

Em Sobre a área de medição

Quando observamos um instrumento de medição elétrico, nos deparamos com algumas informações interessantes e que muitos não sabem seu real significado. Uma dessas informações é o grau de  proteção (IP) que vem informado nos instrumentos com a sigla IP do inglês , International Protection, seguido de uma numeração, por exemplo IP65, como a figura abaixo:

O grau de proteção IP é um padrão internacional definido pela Comissão Eletrotécnica Internacional (a IEC) para classificar e avaliar o grau de proteção de produtos eletrônicos fornecidos contra a entrada de poeira e água. Ao projetar e fabricar um produto, as organizações devem se atentar a essas normatizações de segurança onde a proteção pode evitar que os usuários sofram danos físicos como choque elétrico, ferimentos causados por partes do instrumento como pontas, aberturas, chaves de acesso, etc.

Qual a importância do grau de proteção (IP)

O grau de proteção indica a resistência e a adequação dos produtos para utilização em ambientes fechados que tem algum tipo de influência ou perigo como umidade, vapores, poeiras, sobras de materiais, resíduos de outros produtos , etc ou que sejam instalados em ambientes abertos que podem oferecer condições variáveis de temperatura, umidade, ruído ou vapores tóxicos. O grau de proteção IP está definido em duas normas:

 

  • ABNT NBR IEC 60529 – Graus de proteção para invólucros de equipamentos elétricos e
  • ABNT NBR IEC 60034-5 – Graus de proteção proporcionados pelo projeto completo de máquinas elétricas girante

Essas duas normas definem métodos de ensaios para a verificação no nível de proteção

provido por um invólucro contra o acesso às partes perigosas, contra a penetração de objetos sólidos estranhos e/ou contra a penetração de água e o sistema de codificação para indicar os graus de proteção providos por um invólucro.

Por exemplo, um equipamento com grau de proteção IP 20 possui proteção contra objetos sólidos com diâmetro maior que 2,5 mm , mas que não possui nenhuma proteção quanto a entrada de água. Sendo assim , esse equipamento em hipótese alguma pode ser instalado ou utilizado em ambientes abertos sob influência do tempo, havendo o risco de danificar os componentes internos que estão instalados no equipamento.

Outro exemplo , no setor industrial é comum vermos processos de produção que deixam partículas de poeira no ar, gerando atmosferas explosivas. Nestas áreas, conhecidas como áreas classificadas, os materiais elétricos precisam ser extremamente isolados para que a “sujeira” presente no ar não entre no equipamento e danifique o mesmo.

O IP68 é o maior grau possível de proteção que um produto pode atingir. O ideal é que todos os produtos possuam este grau de proteção (IP 68), porém para atingir esse grau os custos de produção se elevam e muitas vezes aumentam o valor do produto no mercado.

Como analisar uma numeração IP

Para analisar a classificação de um produto quanto ao seu grau de proteção IP utiliozamos as classificações documentadas pelas normas. O código que define o grau de proteção IP pode ser composto  por até 3 dígitos. Onde não há dados disponíveis para especificar um grau de proteção em relação a um dos critérios, o dígito é substituído pela letra X.

O primeiro dígito se refere às partículas sólidas, o segundo ao meio líquido e o terceiro, que é um caractere, é exibido apenas quando o nível de proteção contra líquidos é excepcionalmente alto (acima do nível 8), e protege o equipamento contra jatos pressurizados. O código pode ser expresso, por exemplo, das seguintes formas: IP65, IP68, IP9K (o mais alto da norma).

Para avaliar as demais combinações, podemos utilizar a tabela a seguir.....

Como podemos ajudar a sua empresa?

A ACC Engenharia de medição pode ajudar sua empresa na elaboração de uma documentação adequada às recomendações da OMS e em acordo com a RDC 304 e RDC 360. Também realizamos mapeamento térmico e qualificação de áreas de armazenamento de medicamentos em acordo com recomendações nacionais e internacionais.

Oferecemos cursos e suporte técnico no aspectos relacionados ao monitoramento térmico de área de armazenamento de medicamentos, seu mapeamento térmico e qualificação, auxiliando na definição de parâmetros, instrumentos e métodos recomendados para a obtenção de resultados válidos e confiáveis.

A ACC Engenharia de Medição com um corpo técnico altamente qualificado e com mais de 20 anos de experiência pode ajudar sua empresa a aplicar os conceitos de metrologia produtiva, normalização, gestão da qualidade e estatística aplicada na avaliação de potenciais de melhorias e ações efetivas para garantir a qualidade das medições e assim agregando valor aos seus processos e produtos.

Conhecimento metrológico e suas aplicações são fundamentais para a busca da melhoria contínua e para garantir uma boa produtividade e ações assertivas.

Entre em contato conosco e entenda como podemos ajudar você a gerar valor

[1] ABNT NBR IEC 60529 – Graus de proteção para invólucros de equipamentos elétricos e
[2] ABNT NBR IEC 60034-5 – Graus de proteção proporcionados pelo projeto completo de máquinas elétricas girantes.

As etapas da qualificação de equipamentos (Parte I)

Fale conosco!