Artigos

As 7 ferramentas da qualidade e suas melhorias de processo!

Em Sobre a área de medição

Tenho certeza que em algum momento da sua vida você já ouviu falar em “As 7 ferramentas da Qualidade”, pode ser que neste exato momento essa frase não venha a sua lembrança, porém quero te dizer que existe grande probabilidade de você já ter praticado algumas dessas ferramentas no seu dia a dia sem mesmo perceber.

As 7 ferramentas da qualidade são consideradas uma espécie de canivete suíço para solução de problemas. Ishikawa se inspirou nas sete armas do lendário Musashibo Benkei para realizar sua proposição e conectar esse conjunto de ferramentas para auxiliar as empresas na solução de problemas.

Ishikawa tomou parte da história deste personagem famoso para facilitar a assimilação de sua metodologia. Vale ressaltar que apesar de Ishikawa não ter criado todas as 7 ferramentas da qualidade, ele foi seu propositor e principal patrocinador. Essas ferramentas são utilizadas para definir, mensurar, analisar e propor soluções aos problemas que interferem no desempenho e no resultado das empresas.

Diagrama de Ishikawa (espinha de peixe):

Diagrama de Ishikawa (espinha de peixe): a ideia desta ferramenta é identificar as possíveis causas de um problema e seus efeitos. O diagrama ajuda no levantamento das causas-raízes de um problema ou inconformidade por exemplo de um processo, produto, sistema , entre outros.  Seu principal benefício está na possibilidade de analisar detalhadamente as causas de um efeito, considerando todas as variáveis que possam influenciar o resultado, facilitando a definição de causas menos evidentes ou comuns.

Fluxograma

É uma ferramenta gráfica que apresenta o esquema de um processo, cada etapa relevante e a sequência seguida utilizando símbolos que representam os diferentes tipos de operação.  Seu principal benefício está na gestão à vista, trazendo a possibilidade de visualizar de forma direta o processo como um todo, suas etapas, a ordem de realização e as interações, favorecendo a definição do melhor caminho do processo.

Folhas de verificação ou checklist

Uma ferramenta que ajuda na verificação de procedimentos para acompanhar se estão sendo seguidos conforme programado. Trata-se de uma lista com itens previamente definidos para conferência e acompanhamento, facilitando a coleta e análise de dados.   Seu principal benefício está em ser uma ferramenta simples, todavia muito eficaz para o controle contra falhas, proporcionando a otimização de tempo. As folhas de verificação podem ser controles preventivos essenciais para organização.

Histograma

São gráficos estatísticos que representam uma distribuição de frequência, assim o mesmo se torna um gráfico de representação de uma série de dados formando um panorama dos padrões que mais se repetem em um determinado período do processo. O principal benefício desta ferramenta está na identificação direta de possíveis padrões na frequência de certas ocorrências.

Ao identificar valores centrais e a dispersão, conseguimos facilitar a compreensão do caso para analisar e tomar decisões necessárias.

Diagrama de Pareto ou regra 80/20

É uma ferramenta gráfica que ajuda na tomada de decisão, ordenando as causas de um problema da mais importante para a menos relevante, formando um gráfico de barras que organiza em ordem decrescente as causas dos problemas. O diagrama se fundamenta no princípio 80/20 que diz que, na maioria dos casos, aproximadamente 80% dos efeitos originam-se de 20% das causas.  Esta ferramenta traz como principal benefício a identificação da relação entre causa e efeito, favorecendo a definição das causas precedentes que gera maior impacto no processo. Joseph Juran sintetiza que: “é necessário saber separar os poucos vitais dos muitos triviais”.

Gráfico de controle

Utilizado para mostrar as tendências dos pontos de observação em um período de tempo durante o processo. É uma ferramenta gráfica que possui três linhas de referência para análise da evolução dos dados sendo: linha de limite superior, linha de limite inferior e linha média.  Seu principal benefício está na identificação imediata de alterações ou dos desvios.

Essa ferramenta tem como benefício a clareza e facilidade para acompanhar um processo, a sua tendência e as suas variações, baseadas no comportamento real do processo.

Diagrama de dispersão

É uma ferramenta gráfica que contém a representação de duas variáveis (eixo X e eixo Y), indicando se existe correlação entre elas, por exemplo causa e efeito e como é esta correlação destas duas variáveis. A ferramenta apresenta também o que acontece com uma variável quando a outra muda. Seu principal benefício está na facilidade em perceber se uma variável influencia a outra e como é esta influência, se positiva ou negativa. Verificamos também através dessa ferramenta se essa relação de causa e efeito realmente faz sentido, eliminando as inferências equivocadas.

Como podemos ajudar a sua empresa?

A ACC Engenharia de Medição com um corpo técnico altamente qualificado e com mais de 20 anos de experiência pode ajudar sua empresa a aplicar os conceitos de metrologia produtiva, auxiliando na avaliação de potenciais de melhorias e ações efetivas para garantir a qualidade das medições e assim agregando valor aos seus processos e produtos. ]

Conhecimento metrológico e suas aplicações são fundamentais para a busca da melhoria contínua e para garantir uma boa produtividade e ações assertivas.

Entre em contato conosco e entenda como podemos ajudar você a gerar valor!

[1] Site: www.accmetrologia.com.br
[2] Site: www.produtividademaxima.com
[3] Site: www.coisasdojapao.com
[4] Site:  Blog da Qualidade

Quais os aspectos metrológicos na área da saúde?

Fale conosco!