Artigos

A inspeção de produtos nos tempos de pandemia

Em Qualidade, Qualificação

A inspeção é umas das tarefas executadas por colaboradores que buscam garantir um nível de qualidade mínimo exigido para a fabricação de seus produtos. Essa inspeção busca realizar um levantamento do número de defeitos ou inconsistências observadas após um processo ou após toda a cadeia de processos de um produto. Ao obter esses resultados , os analistas podem agora realizar uma análise mais profunda para tentar descobrir a causa raiz dos defeitos apontados.

A prática da inspeção , dependendo do volume de itens produzidos e da complexidade do produto pode gerar custos e investimentos elevados. Desde a capacitação dos colaboradores , até os instrumentos de medição utilizados, devem ser cuidadosamente planejados para que a inspeção possa ocorrer da melhor forma possível.

No cenário atual, a inspeção realizada por pessoas teve de ser repensada , devido ao surto de pandemia da COVID-19. Uma nova abordagem das indústrias teve de ser criada com certa urgência. Os estudos e pesquisa em sistema de visão e inspeção através de máquinas que podem ser utilizadas para verificar se o produto é aceito ou não , se tornaram temas fortes e com início de investimentos por algumas organizações. Nesse cenário, as empresas que buscarem conhecimento e inovação, podem ser aquelas que num futuro próximo consigam sobreviver nesse mercado de instabilidade e incerteza.

Cenário atual

Com a redução da força de trabalho e o distanciamento social, a inspeção de produtos se tornou algo de difícil execução. Sem a possibilidade de ter inspetores nas linhas de produção para inspecionar os produtos e coletados dados , a organização pode ter um  acréscimo de produtos e itens não conformes sendo entregues ao consumidor final, gerando custos de retrabalho e até mesmo insatisfação dos clientes.

Uma das estratégias  é elaborar planos de ação para que qualidade do produto final seja mantida e o número de produtos com defeitos permaneça dentro da margem de segurança. Uma das formas de tomar uma ação estratégica em meio ao estado de saúde mundial, é investir em pesquisa , inovação e tecnologia, mesmo que neste primeiro instante apenas sejam aceitas as estratégia a baixo custo e as demais serem investida futuramente. Alguns estudos em visão de máquina 2D, 3D, robótica e automatização da medição já vinham ganhando força e  espaço no meio industrial, e a COVID-19 fez que com esses estudos e pesquisas fossem acelerados.

Novo modelo de inspeção

Um novo modelo de inspeção passou a ser pensado e em alguns países já está sendo praticado. Pegamos por exemplo a inspeção realizada antes e depois de uma companhia de fabricação de peças metálicas para envio a indústria. Ao final da produção, uma inspeção no revestimento da peça era realizado por um colaborador para coletar dados de trincas, quebras, ondulações e demais imperfeições observadas durante a inspeção.

Para peças produzidas em bom estado o tempo de inspeção levava em torno de 5 minutos, porém para outras peças o inspetor podia levar de 20 a 30 minutos para inspeção do item e registro da documentação. Suponha que o custo com inspeção dessa organização era de aproximadamente 100 mil por mês , incluindo por exemplo o pagamento de colaboradores em dois turnos, o uso de tecnologias e recursos para a inspeção e o tempo em atrasos e demora para liberação de produtos.

Com a implementação de uma nova tecnologia de máquina com sistema de visão adicionada com um algoritmo de aprendizado para a tomada de decisão, a companhia teve ganhos em várias frentes. O sistema de máquina por visão levava em torno de 100 milissegundos para a captura e processamento dos dados e mais 3 segundos para a inspeção de cada item. No final , o processo de inspeção levava agora 2 minutos para ser realizado, incluindo o carregamento e descarregamento da peça na máquina de inspeção. A melhoria de rendimento era visível com o novo sistema, resultando em mais peças por dia, com apenas um operador carregando e descarregando uma estação e os demais operadores, livres para resolver outros problemas na fábrica.

Nesse novo cenário de inspeção, a metrologia tem papel fundamental uma vez que todo o processo de produção necessita passar por medições. Para que essas medições sejam confiáveis e utilizadas nas configurações de sistemas de medição computacionais é necessário que a metrologia esteja presente. Desde a produção até a área de estratégia, investir em metrologia possibilita a percepção de informações como a incerteza de medição, mensurando, erros aleatórios e sistemáticos, análise do sistema de medição , controle estatístico de processo e outros fatores de medição

Como podemos ajudar a sua empresa?

A ACC Engenharia de Medição com um corpo técnico altamente qualificado e com mais de 20 anos de experiência pode ajudar sua empresa a aplicar os conceitos de metrologia produtiva, auxiliando na avaliação de potenciais de melhorias e ações efetivas para garantir a qualidade das medições e assim agregando valor aos seus processos e produtos.

Conhecimento metrológico e suas aplicações são fundamentais para a busca da melhoria contínua e para garantir uma boa produtividade e ações assertivas.

Entre em contato conosco e entenda como podemos ajudar você a gerar valor

[1]Author: Rohit Khanna President & CEO 3D Infotech.  Entering a New Era in Visual Inspection
 August 4, 2020. https://metrology.news/entering-a-new-era-in-visual-inspection/

As etapas da qualificação de equipamentos (Parte I)

Fale conosco!