Artigos

Qual o papel da Metrologia nas empresas?

Em Metrologia

Em um mundo com um comércio global, negociações realizados em um mercado intercontinental com diferentes regulamentações, não conseguiriam sobreviver sem a existência da medição e da sua ciência. O piloto de um avião monitora e controla sua altitude, curso, consumo de combustível e velocidade, o inspetor em uma indústria de alimentos mede a quantidade de bactérias contida em uma amostra,  as companhias compram matéria-primas para sua produção a partir de pesos e medidas e ao final da produção especificam seus produtos com as mesmas unidades. Alarmes hoje na indústria são configurados a partir de medições realizadas.

Em algumas empresas modernas, os custos com medição constituem cerca de 10% a 15% dos custos de produção. Na Europa, a medição tem um custo equivalente a 6% da combinação do produto nacional bruto, e a metrologia se tornou uma parte natural e vital da vida dos europeus. A qualidade de medições pode aumentar significativamente o valor, a eficácia e eficiência dos processos e a qualidade de produtos.

Metrologia gera ganhos

A medição e os instrumentos de medição são essenciais na rotina diária de qualquer indústria e são necessários para a avaliação econômica e tecnológica, uma vez que um dos objetivos da indústria de manufatura é se manter competitivo no mercado . Para se destacar , uma organização precisa assegurar que seu produto ou serviço possua alta qualidade, seja moderno, inovador e seus processos tenha confiabilidade.

Para garantir esses objetivos é necessário que as organizações invistam em metrologia e comecem a mudar seu mindset. Os custos gerados por uma organização no controle e monitoramento nos seus processos de medição se mostra bem inferior se comparado as organizações que não investem em metrologia e elevam seus custos a partir de correções do produto durante toda sua etapa de produção.

Quando uma organização investe em metrologia, ela também está investindo em inovação. Ao aplicar recursos em metrologia, uma empresa consegue olhar profundamente para seus processos e descobrir gaps que podem vir a originar falhas, prejuízos, custos  e retrabalho. Incluir a metrologia em toda a cadeia produtiva garante que e empresa tenha mais previsibilidade, de acordo com os dados de medições confiáveis que ela gera. Com previsibilidade de falha, as tomadas de ações se tornam mais eficazes e assertivas e o custos com correções são reduzidos.

A metrologia que impulsiona a qualidade

Apenas resultados de dados confiáveis podem gerar benefícios no desenvolvimento de novos produtos e processos. Uma empresa que pretende implementar novos projetos, seja ela a produção de um novo produto, ou serviço, deve seguir algumas tendências atreladas a metrologia, que irão assegurar maior competitividade , confiabilidade e segurança.

A figura abaixo, apresenta uma relação das tendências e objetivos da indústria com a metrologia e proporcionalmente a garantia da qualidade. Na imagem podemos perceber que 3 tópicos são apontados pela qualidade. A agilidade , primeiro deles, se remete a integração da indústria com novas tecnologias, procedimentos, métodos , normas , regulações, etc. É a capacidade da indústria se adequar às mudanças externas , como por exemplo a publicação de uma norma para fabricação de produtos ligados a saúde humana. A agilidade ainda apresenta a automatização de processos e dados, o que podemos relacionar hoje a internet das coisas, indústria 4.0, etc.

Outro tópico apresentado pela qualidade é a acuracidade, onde o foco é medir com confiabilidade e qualidade, seja na precisão e exatidão dos instrumentos de medição, seja na qualidade de incerteza de medição alcançada. Por fim, o tópico de segurança é apresentado e tem o objetivo de garantir que os instrumentos e equipamentos utilizados na medição sejam calibrados, verificados e se necessário substituídos por itens novos, modernos e mais robustos. Para que haja segurança no novo produto ou serviço, é necessário também que seja comprovado a competência de pessoas e organizações.

Vale ressaltar que esses 3 tópicos apresentados, são um dos olhares que a qualidade possui, e para alcançar os objetivos descritos, outros olhares devem ser levados em consideração como em pessoas, tecnologias e  meio ambiente.

Como podemos ajudar a sua empresa?

A ACC Engenharia de Medição com um corpo técnico altamente qualificado e com mais de 20 anos de experiência pode ajudar sua empresa a aplicar os conceitos de metrologia produtiva, gestão da qualidade e melhoria de processos, auxiliando na avaliação de potenciais de melhorias e ações efetivas para garantir a qualidade das medições e assim agregando valor aos seus processos e produtos.

Conhecimento em qualidade, metrologia e gestão, bem como suas aplicações são fundamentais para a busca da melhoria contínua e para garantir uma boa produtividade e a tomada de ações assertivas.

Entre em contato conosco e entenda como podemos ajudar você a gerar valor

[1] Metrology in industry. The mean of “validation” in different measurements. J Dobiliene and A Meskuotiene 2018 J. Phys.: Conf. Ser. 1065 072005
[2] “Metrology – in short” 3rd edition. July 2008. EURAMET project 1011, participants: DFM Denmark, NPL United Kingdom, PTB Germany.

A importância da Metrologia na Qualidade:

Fale conosco!