Artigos

O que é erro de medição e como identificá-lo?

Em Calibração, Erro de Medição

Muitas empresas trabalham com instrumentos de medição, como balanças, aparelhos de pressão, medidores de vazão e vibração, entre outros. Mas, para garantir a qualidade dos resultados mostrados por esses itens, é necessário identificar quando acontece um erro de medição.

O que é erro de medição?

O erro de medição é a diferença entre o valor indicado pelo instrumento e o valor de referência do padrão. Ele acontece, normalmente, pelos motivos: desgaste do instrumento, erros na execução do método de medição, influência das condições ambientais, entre outros. No geral, o erro de medição é composto por duas partes: uma aleatória e uma sistemática. A primeira compreende o percentual imprevisível desse erro, não pode ser corrigida. Já a segunda é previsível, podendo ser mensurada e corrigida.

Como identificar?

Agora que você já sabe o que é erro de medição, deve estar se perguntando como eliminá-lo. A verdade é que o valor verdadeiro desses erros geralmente não pode ser conhecido, mas é possível estima-los quando eles acontecem e verificar se esses valores estimados estão dentro do permitido. Para isso, é preciso a calibração no instrumento. Ela faz uma comparação entre um valor de referência e a indicação do instrumento. E se os resultados apresentarem uma variação muito grande, possivelmente é necessário um reparo ou ajuste. Após a calibração, é fundamental que a empresa receba um certificado com os resultados. A partir deles, é possível realizar uma avaliação e aceitação do uso do instrumento, dando suporte para elaborar um cronograma estratégico para as próximas calibrações.

Saiba mais

Você já deve ter percebido a importância desse tema para a sua empresa e, se ainda tem dúvidas sobre o assunto, a ACCPR está pronta para te auxiliar com treinamentos, como o do dia 17/05, que tem como tema os “Fundamentos da Metrologia e Instrumentação”. Nele, os alunos aprenderão a fundo o que é o erro de medição e como reconhecê-lo. E se você deseja receber outras informações e dicas sobre o assunto, inscreva-se na nossa newsletter!

Fale conosco!