Artigos

Os prejuízos da falta de conhecimento na metrologia

Em Metrologia

A metrologia é a ciência da medição, e como ciência tem sua aplicação prática em diversas áreas da vida humana. A medição é um processo fundamental no desenvolvimento tecnológico, nas pesquisas científicas, nas inovações de produtos e processos, no controle de qualidade, na área da saúde, etc.

Com um campo de aplicação tão amplo poderíamos imaginar que o conhecimento em metrologia é amplamente divulgado e faz parte da formação técnica no Brasil. A realidade é bem diferente, na maioria das universidades das áreas técnica-científica, a metrologia é desprezada ou se quer apresentada.

A correlação com disciplinas como física, química, cálculo, estatística, entre outras é completamente ignorada e quando a disciplina “metrologia” está presente na grade curricular, raramente, o professor tem formação na área.

O conhecimento metrológico

O conhecimento em metrologia e suas aplicações práticas está diretamente correlacionado com a capacidade técnica de uma empresa em resolver seus problemas, melhorar seus produtos e processos e garantir a qualidade.

A busca pelo conhecimento da variabilidade de processos e da tão sonhada capacidade de “fazer certo da primeira vez” depende diretamente da qualidade da informações que recebemos.

Uma informação errada sobre um processo de fabricação, uma medição errada do comportamento ou capacidade de entrega de qualidade podem gerar ações desnecessárias e prejudiciais.

O prejuízo do falta de conhecimento

Mas, qual o impacto de não conhecer os aspectos metrológico para a qualidade? Sem dúvida o maior impacto da “ignorância” metrológica é o fato de não conseguirmos  ouvir a chamada “voz do processo”.

Os processos industriais falam conosco e precisamos da metrologia para conseguir interpretar e analisar de forma eficiente a “voz do processo”.  Uma empresa capaz de utilizar a metrologia como forma de agregar valor terá ganhos na qualidade de seus produtos e processos, redução de retrabalhos e perdas, aumento de produtividade e lucratividade.

Como podemos ajudar a sua empresa?

A ACC PR Engenharia de Medição com um corpo técnico altamente qualificado e com mais de 20 anos de experiência pode ajudar sua empresa a aplicar os conceitos de metrologia produtiva, auxiliando na avaliação de potenciais de melhorias e ações efetivas para garantir a qualidade das medições e assim agregando valor aos seus processos e produtos.

Conhecimento metrológico e suas aplicações são fundamentais para a busca da melhoria contínua e para garantir uma boa produtividade e ações assertivas.

Entre em contato conosco e entenda como podemos ajudar você a gerar valor

REFERÊNCIAS:
[1] Albertazzi G. Jr. A. Fundamentos de Metrologia Científica e Industrial, 462 p.
[2] JCGM 106:2012 Evaluation of measurement data – The role of measurement uncertainty in conformity assessment.
[3] H. Kunzmann.  T. Pfeifer. Productive Metrology – Adding Value to Manufacture.
Fale conosco!