Artigos
Qualificação de equipamentos: Tudo o que você precisa saber!
Em Ensaios, QualificaçãoA Qualificação ou Qualificação térmica como é popularmente conhecida, é um ensaio que tem por objetivo documentar e comprovar a adequação do equipamento ao seu uso pretendido, ou seja, garantindo assim a sua operação e desempenho.
Por exemplo, para validar um processo de esterilização de uma autoclave, é necessário realizar uma qualificação, até que o equipamento atinja e mantenha a temperatura de esterilização e a pressão adequada no ciclo para que o produto seja devidamente esterilizado.
A resolução RDC 430/20, publicada pela ANVISA, dispõe sobre as Boas Práticas de Distribuição, Armazenagem e de Transporte de Medicamentos. O documento define qualificação como “o conjunto de ações realizadas para atestar e documentar que quaisquer instalações, sistemas e instrumentos estão propriamente instalados e/ou funcionam corretamente e levam aos resultados esperados.”
Qual a importância da Qualificação de equipamentos?
Qualquer problema durante o processo de fabricação, armazenamento ou transporte de um produto para saúde ou medicamento pode comprometer as características físicas, químicas e biológicas do mesmo. Então, é importante se ater às peculiaridades de cada segmento. Para se ter uma ideia, da importância da qualificação de equipamentos e validação de processos, a Organização Mundial de Saúde (OMS) estima que aproximadamente metade das vacinas produzidas no mundo sofrem degradação até chegarem em seu destino devido a problemas nas condições de armazenamento e transporte.
Na área da saúde, estudos científicos definem recomendações quanto ao correto manuseio, armazenamento e transporte de produtos farmacêuticos, sendo assim necessário que os envolvidos nos processos sigam precisamente as recomendações. Uma vez que esses produtos sejam expostos a temperaturas fora do estipulado, eles sofrerão danos em sua composição e eficácia.
Para quem se aplica o ensaio térmico de Qualificação de equipamentos?
A qualificação é um requisito estabelecido por diferentes regulamentos nacionais, em especial, para a área da saúde. As empresas com equipamentos, instalações e sistemas relacionadas à fabricação de medicamentos e que estão em conformidade com os requisitos da resolução RDC 430 de 2020, da ANVISA, tem que qualificar seus equipamentos conforme um cronograma definido e manter os registros dos resultados dessas qualificações. Dentre os principais ensaios usados na qualificação estão: ensaio de performance, de abertura de porta e de queda de energia, entre outros.
Conforme aponta a RDC 430, equipamentos e sistemas informatizados devem ser qualificados e validados antes do seu uso ou depois de qualquer mudança considerada significativa.
Ou seja, segundo a RDC 430, o ensaio térmico de qualificação de equipamentos precisa documentar que o equipamento ou a área de temperatura controlada garantem homogeneidade térmica em seu interior.
Quais equipamentos devo qualificar?
A RDC 430 estabelece a necessidade da qualificação de equipamentos utilizados para fabricação, armazenamento, controle de qualidade e distribuição.
Sendo assim, são exemplos de equipamentos que necessitam de qualificação:
Quais são as etapas de uma qualificação?
Acima de tudo, a RDC 17 estabelece, no capítulo IV, a necessidade de qualificação de instalação, qualificação de operação e qualificação de desempenho.
Qualificação de instalação:
Fornece evidências de que as instalações, utilidades, sistemas computadorizados e instrumentos foram construídos e instalados de acordo com as suas especificações de projeto.
Qualificação de operação:
Fornece evidências de que as instalações, utilidades, sistemas computadorizados e instrumentos operam de acordo com suas especificações planejadas.
Qualificação de desempenho:
Fornece evidências de que um processo específico produzirá consistentemente um produto que atenda suas especificações e atributos de qualidade.
➤ Quer saber mais sobre as etapas de uma Qualificação? Baixe nosso eBook gratuito: Qualificação de instalação, qualificação de operação e qualificação de desempenho: qual a diferença?
Acima de tudo, a qualificação de equipamentos é um ensaio técnico que tem seu resultado apresentado em um relatório. Portanto, esse relatório apresentará uma conclusão das condições funcionais, então assim, apresentando uma evidência documental se o equipamento atende aos requisitos para seu uso pretendido. Assim sendo, os dados coletados são apresentados numericamente e graficamente, então, possibilitando avaliar o comportamento térmico de todo o equipamento. Esses métodos seguem referências normativas nacionais e internacionais, por exemplo, objetivos e claros para a conclusão e evidência da qualificação dos equipamentos. Então em seu conteúdo, constam: A ACC Engenharia de Medição pode ajudar sua empresa em todas as etapas da validação do seu processo. Acima de tudo, ajudamos você a entender e elaborar os protocolos de validação e qualificação em acordo com normas nacionais e internacionais. Realizamos os ensaios conforme métodos e instrumentos adequados e damos o suporte técnico para a declaração da conformidade do seu equipamento. E mais importante, contamos com uma equipe técnica altamente qualificada e com mais de 20 anos de experiência, ou seja, ajudaremos a sua empresa a aplicar os conceitos de metrologia produtiva, auxiliando na avaliação de potenciais de melhorias e ações efetivas para garantir a qualidade das medições e assim agregando valor aos seus processos e produtos. Por isso, conhecimento metrológico e suas aplicações são fundamentais para a busca da melhoria contínua e para garantir uma boa produtividade e ações assertivas. Entre em contato conosco e entenda como podemos ajudar você a gerar valor!Qual o resultado de uma Qualificação de equipamentos?
Quer saber mais sobre Ensaio térmico para Qualificação de equipamentos?
Como podemos ajudar a sua empresa?
[1] Technical supplements to WHO Technical Report Series, No. 961. Supplement 8 – Temperature mapping of storage areas;
[2] Site www.accmetrologia.com.br;
[3] ABNT NBR 16328:2014 – Esterilização de produtos para saúde — Procedimento de ensaios para medição de temperatura, pressão e umidade em equipamentos;
[4] USP 1079 Good Storage and Shipping Practices, 2017;
[5] RDC 430 da ANVISA – Boas Práticas de Distribuição, Armazenagem e de Transporte de Medicamentos.ANVISA, RDC 430 – Dispõe sobre as Boas Práticas de Distribuição, Armazenamento e Distribuição de Medicamentos;
[6] WHO, Annex 9 – Model guidance for the storage and transport of time- and temperature–sensitive pharmaceutical products;
[7] WHO, Appendix 6 – Validation: Guideline on Qualification;
[8] European Commission – Good Manufacturing Practice for Medicinal Products for Human and Veterinary Use. Annex 15: Qualification and Validation.
Quais os aspectos metrológicos na área da saúde?