Artigos

3 problemas encontrados da metrologia no Brasil

Em Metrologia

A metrologia, ciência da medição, ainda enfrenta algumas dificuldades para sua correta aplicação e adequado entendimento dos seus conceitos pela sociedade e organizações. Diferentes tipos de processos de medição são utilizados em diversos setores da sociedade, sendo um meio pela qual as pessoas podem tomar decisões.

Atualmente algumas deficiências como o conhecimento pela sociedade sobre conceitos como acreditação, certificação, marcas e selos do Inmetro, e avaliação de conformidade dificultam o avanço da metrologia no país.

O baixo número de laboratórios acreditados e burocrático processo que os laboratórios necessitam passar para ter sua avaliação de conformidade declarada são outros exemplo de problemas.

Há ainda a falta de profissionais capacitados nos mercados ligados às áreas de avaliação de conformidade, normalização, tecnologias de gestão e processos de medição que envolvem conceitos e práticas básicas ligadas à metrologia.

Veja mais sobre metrologia no nosso artigo: A Importância da Metrologia nos dias de hoje

O conhecimento pela sociedade

A diferença entre a acreditação e certificação de laboratórios ainda é desconhecida por grande parte da sociedade, e por organizações que necessitam dos laboratórios de calibração e ensaio para garantir sua conformidade metrológica.  O termo conformidade ainda é pouco difundidos nas mídias e o entendimento relacionado aos processos de avaliação de conformidade ainda é precário. A conformidade pode ser obtida para um produto, processo, serviço  ou ainda um profissional a  requisitos mínimos estabelecidos.

Outra questão que a metrologia e a sociedade enfrentam está quanto ao uso indiscriminado da marca Inmetro por entidades que não passaram por uma avaliação de conformidade quanto ao serviço prestado, gerando dúvidas aos usuários na avaliação de seus fornecedores e clientes.

Por fim, a metrologia e a sociedade ainda enfrentam a inexistência da prática do ensino de conceitos metrológicos nos níveis fundamental, médio e superior. Um processo de medição é realizado em diversas áreas e setores do mercado, seja para fabricação, controle de processos ou medidas com valor monetário relacionado, e a sociedade precisa ser preparada para lidar com qualquer atividade que envolva medição.

Laboratórios acreditados

Ainda é baixo o número de laboratórios acreditados no país e com situação ativa no cadastro de laboratórios do CGCRE/INMETRO. Esse problema se agrava mais quando analisamos importantes setores como os da saúde e segurança. Uma das causas a essa baixa no mercado de laboratórios acreditados decorre do fato que o processo de acreditação ainda é lento se comparado a outros países e exige que as organizações estejam preparadas para cumprir uma série de requisitos técnicos.

Outra dificuldade encontrada pelas organizações que necessitas dos laboratórios, recorre na distribuição geográfica inadequada de laboratórios e organismos de inspeção acreditados, principalmente em regiões mais afastadas dos grandes pólos urbanos industriais como as regiões norte , nordeste e centro oeste.

Profissionais no mercado

Durante o processo de acreditação, a etapa de auditoria é realizada como forma de evidenciar na prática as competências técnicas. O baixo número de profissionais capacitados e as áreas onde esses profissionais estão alocados, faz com que o processo de acreditação se estenda ainda mais.

A metrologia enfrenta ainda a carência de profissionais de nível superior e técnico com competência técnica para abordar assuntos como processo de medição, avaliação de incerteza, estatística aplicada à medição e etc. Uma das causas recai que hoje a metrologia é discutida superficialmente em áreas de ensino como engenharia e piora cada vez mais quando o tema é abordado em áreas fora das ciências exatas.

O resultado é refletido no mercado como gastos, custos de processos, desperdícios e riscos de produtos não conformes e por fim pela sociedade que acaba recebendo um  produto, serviço ou sistema com baixo nível de qualidade e com valores valores às vezes muito acima do que se é esperado se comparado a outros mercados.

Como podemos ajudar a sua empresa?

A ACC PR Engenharia de Medição com um corpo técnico altamente qualificado e com mais de 20 anos de experiência pode ajudar sua empresa a aplicar os conceitos de metrologia produtiva, auxiliando na avaliação de potenciais de melhorias e ações efetivas para garantir a qualidade das medições e assim agregando valor aos seus processos e produtos.

Conhecimento metrológico e suas aplicações são fundamentais para a busca da melhoria contínua e para garantir uma boa produtividade e ações assertivas.

Entre em contato conosco e entenda como podemos ajudar você a gerar valor

Referências: 
[1] www.inmetro.gov.br

Assine nossa newsletter no formulário abaixo e fique por dentro das novidades!

Fale conosco!