Artigos

Qual o objetivo da metrologia legal?

Em Conhecimento e informação, Metrologia

A Metrologia é definida pelo VIM – Vocabulário Internacional de Metrologia como “A ciência da medição”, e adicionalmente informa que “A Metrologia abrange todos os aspectos teóricos e práticos relativos à medição, qualquer que seja a incerteza, em quaisquer campos da ciência ou tecnologia”.

Basicamente, a metrologia está dividida em três grandes áreas: Metrologia Científica, Metrologia Industrial e Metrologia Legal. Segundo o INMETRO, a Metrologia Legal é parte da metrologia relacionada às atividades resultantes de exigências obrigatórias, referentes às medições, unidades de medida, instrumentos e métodos de medição, que são desenvolvidas por organismos competentes. Tem como objetivo principal proteger o consumidor tratando das unidades de medida, métodos e instrumentos de medição, de acordo com as exigências técnicas e legais obrigatórias. No Brasil as atividades da Metrologia Legal são uma atribuição do Inmetro, que também colabora para a uniformidade da sua aplicação no mundo, pela sua ativa participação no Mercosul e na OIML – Organização Internacional de Metrologia Legal.

saber mais sobre metrologia

Metrologia legal no comércio

Medições estão envolvidas em diversas transações comerciais, desde a compra de produtos no supermercado por kg, g, etc, até grandes negociações de galões de petróleo no mundo. Para garantir que haja justiça nessas negociações entre todas as partes envolvidas, as medições precisam ser confiáveis e os instrumentos de medição utilizados devem ser aceitos e fiscalizados. Como exemplos do impacto da metrologia legal no comércio temos:

  • Os alimentos devem estar isentos de conteúdo perigoso a saúde humana (toxinas, pesticidas, antibióticos, hormônios etc.);
  • Os produtos devem ser processados com rotulagem segura e precisa;
  • O peso das mercadorias deve ser determinado com precisão para garantir transações financeiras justas.

Metrologia legal na saúde e segurança

A confiabilidade das medições é algo tão importante , que está relacionado diretamente com a área da saúde e segurança , seja na compatibilidade de equipamentos elétricos, no controle de dispositivos e instrumentos médicos, na composição de materiais de construção, e uma série de outros instrumentos e equipamentos que estão constantemente realizando medições.

Segundo INMETRO, A Metrologia Legal atende tais necessidades principalmente através de regulamentos, os quais são implementados para assegurar um nível adequado de credibilidade nos resultados de medição. Em todas as suas aplicações, a metrologia legal cobre unidades de medida, instrumentos de medição e outras matérias tais como os produtos pré-medidos.

Seja ao comer uma comida, beber água de uma torneira, ligar um eletrodoméstico, dirigir um carro ou viajar de avião, a segurança humana depende da aplicação de leis e regulamentos de segurança que foram elaborados e colocados em prática pelas autoridades, órgãos reguladores e o governo. Como exemplo, temos as informações que os fabricantes necessitam inserir nos rótulos, embalagem e manuais de instrução.

Metrologia legal e o meio ambiente

Usamos medições diariamente para obter dados que nos auxiliam no processo de tomada de decisão. Quando olhamos para o meio ambiente , podemos perceber uma vasta extensão de medições que podem ser feitas, seja para garantir qualidade de vida humana, ou seja para garantir o equilíbrio do nosso ecossistema. Dentre alguns exemplos podemos citar:

  • A medição da quantidade de nutrientes adicionados ao solo e os pesticidas aplicados na agricultura nos permitem determinar a dosagem ideal para garantir sua eficácia e evitar possíveis contaminações;
  • A medição dos níveis de ruído e das emissões, combinada com a análise dos dados resultantes, permite determinar quaisquer efeitos nocivos e reagir em conformidade;
  • A medição da quantidade de substâncias na água, no solo e na atmosfera torna possível determinar o impacto ambiental das atividades humanas e ajuda os tomadores de decisão a chegar a soluções viáveis ​​e econômicas;
  • A medição do consumo de energia ajuda a monitorar, entender e controlar melhor nosso uso de energia.

Como podemos ajudar a sua empresa?

A ACC PR Engenharia de Medição com um corpo técnico altamente qualificado e com mais de 20 anos de experiência pode ajudar sua empresa a aplicar os conceitos de metrologia produtiva, auxiliando na avaliação de potenciais de melhorias e ações efetivas para garantir a qualidade das medições e assim agregando valor aos seus processos e produtos.

Conhecimento metrológico e suas aplicações são fundamentais para a busca da melhoria contínua e para garantir uma boa produtividade e ações assertivas.

Entre em contato conosco e entenda como podemos ajudar você a gerar valor

Fale conosco!