Artigos
Mandei meu equipamento para calibração e voltou com erro como pode isso ?
Em Calibração, Manutenção1. Introdução
O titulo desse artigo representa uma pergunta muito comum realizada pelos clientes de laboratórios de calibração. Para ajudar a esclarecer essa questão esse artigo tem por objetivo ajudar a esclarecer os conceitos de calibração e ajuste de um equipamento de medição. ”Calibração” e “ajuste” são operações distintas e dependentes. O ajuste/manutenção só pode ser realizado após uma calibração. Assim como após um ajuste/manutenção uma nova calibração ou recalibração deve ser realizada. .
Antes de falarmos de calibração vamos esclarecer o famoso conceito “aferição”. Em acordo com o Vocabulário Internacional de Metrologia (VIM) de 2012, o termo “aferição” não está em uso. O termo “aferição” esteve em desuso por um período de 8 anos e retornou em 2003 como um sinônimo de “calibração”. Entretanto em 2008 uma nova revisão do VIM retirou novamente o termo “aferição”. Assim é recomendável o uso dos termos atuais “calibração” e “ajuste”.
2. Os conceitos de “calibração” e “ajuste”
Equipamentos de medição sempre apresentam erros e possuem uma tendência de degradar seu desempenho ao longo do tempo. Para manter a confiabilidade nas medições é necessário avaliar periodicamente o desempenho do equipamento de medição. A forma usual de avaliar o desempenho de um equipamento é através da calibração. A calibração pode ser realizada para avaliação do erro de medição em instrumentos de medição ou na obtenção do valor efetivo de medidas materializadas, tais como o valor efetivo de uma massa-padrão ou o comprimento de um bloco padrão (figura 1).

A calibração é uma comparação com um padrão, que geralmente tem o objetivo de avaliar o desempenho do equipamento e registar as informações em um certificado de calibração. Os resultados obtidos em um certificado de calibração são comparados com os requisitos definidos para garantir que o equipamento possa ser utilizado e apresente resultados confiáveis.
Quando o equipamento não atender aos requisitos definidos é necessário a realização do ajuste. O ajuste é uma operação corretiva, normalmente efetuada após a calibração. A calibração antes e depois do ajuste pode ser apresentada em um mesmo certificado ou em certificados diferentes. O ajuste só deve ser realizado se acordado previamente com um cliente para evitar problemas no processo. Muitas vezes para realizar o ajuste é necessário abrir o equipamento, trocar peças, etc., ou seja é preciso realizar uma manutenção no equipamento.
“Ajuste é uma operação corretiva destinada a fazer que um equipamento de medição tenha desempenho compatível com o seu uso. O ajuste pode ser automático, semi-automático ou manual”.

Quando a calibração antes do ajuste não é realizada ou relatada, a informação sobre o erro do equipamento é perdida, assim como o qualquer informação sobre o impacto na qualidade do produto ou processo que utilizava esse equipamento. Um histórico de calibração que não apresenta mudanças no desempenho do equipamento ao longo do tempo não é compatível com a realidade. Todo equipamento tende a se degradar e perder seu desempenho com o uso.
3. Conclusões
Os conceitos de ajuste e calibração são muito diferentes. Uma calibração não tem por objetivo colocar o equipamento de medição em condições de uso ou dentro de requisitos de medição definidos. A calibração pode ser entendida como um exame clinico no equipamento e o certificado representa um documento que relata a saúde.