Artigos
Calibração de instrumentos de medição: A confiabilidade dos meus resultados
Em Calibração
Como posso confiar nos resultados dos meus processos? Embora possa parecer uma pergunta simples e de resposta igualmente simples, não é a realidade do dia a dia de muitas empresas, de todos os segmentos e portes.
Conforme definição retirada do dicionário:
con·fi·a·bi·li·da·de
(forma alatinada de confiável + -idade)
substantivo feminino
Qualidade do que é confiável. = FIABILIDADE
Sistemas de medição sempre apresentam erros, em maior ou menor grau, sejam eles originados pelo próprio sistema de medição ou decorrentes da ação de várias grandezas de influências externas.
Confiabilidade de processos de medição na indústria
Medições realizadas em ambientes de produção industrial ocorrem sob condições bem menos controladas do que as existentes na calibração do sistema de medição em um laboratório de metrologia. Instabilidades ambientais, diferença entre operadores, características do mensurando e outros aspectos da produção são fortes fatores de influência que podem levar à incerteza do processo de medição para níveis muito acima dos encontrados nas condições de calibração.
No entanto, mesmo sob as condições mais adversas, sistemas de medição tem de ser capazes de fornecer medições confiáveis ao longo do tempo, sem as quais não é possível garantir a qualidade dos processos de produção. Nesse contexto, é conveniente observar a medição como um processo industrial, cujas características podem se modificar com o tempo, mas devem ser mantidas dentro de limites aceitáveis. Assim como o processo de produção deve produzir bens de qualidade, um processo de medição deve produzir medições de qualidade, isto é, medições confiáveis.
– Medir é fácil, cometer erros de medição muito mais.
Albertazzi, A. ;Sousa, A. Fundamentos de Metrologia Científica e Industrial