Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

A importância da calibração de balanças

Independentemente do segmento ou tamanho, todas as indústrias, farmácias ou laboratórios que utilizam instrumentos de medição em seus produtos ou processos devem garantir a confiabilidade dos resultados apresentados pelos mesmos. Nesse contexto, o uso adequado de balanças e sua calibração ganha destaque por se tratar de um dos instrumentos de medição de maior utilização.

Seja uma balança comercial ou uma balança de precisão da indústria farmacêutica, a calibração é um processo fundamental para garantir resultados de pesagem confiáveis. Dessa forma, evitam-se prejuízos para empresários e consumidores e garante as boas relações nos campos da economia, saúde, segurança e meio ambiente.

O que é e como é feita a calibração de balanças?

A calibração de balanças tem como objetivo entender e atestar os resultados e erros de medição apresentados pela mesma, tendo como base uma massa padrão como valor de referência. Ou seja, de uma forma bem simplificada a calibração de balanças é uma comparação quantitativa entre o valor do peso de referência utilizado e a indicação registrada no instrumento de pesagem.

Por exemplo, é posicionado sobre o prato da balança um peso padrão calibrado com valor nominal de 15 kg, e após estabilização da balança, observa-se o valor indicado no mostrador. A diferença entre o valor indicado pelo equipamento e o valor de referência da massa padrão é o chamado erro de indicação.

Todas as especificações técnicas para balanças, assim como os erros máximos permitidos estão definidos na portaria n° 236/94 do INMETRO. Ao final da calibração, o laboratório especializado contratado irá emitir um certificado para garantir a rastreabilidade da grandeza medida. Com esse documento, o cliente tem condições de avaliar se sua balança atende aos seus critérios de aceitação. Caso a balança não atenda aos requisitos, a mesma deve ser encaminhada para a realização ajustes e reparos em uma oficina autorizada pelo IPEM-PR ou INMETRO.

Benefícios da calibração de balanças:
  • Obter resultados confiáveis de pesagem;
  • Assegurar a informação do peso dos insumos comercializados;
  • Prevenir fraudes e desvios;
  • Manter corretas margens de lucro;
  • Garantir a qualidade de produtos fabricados;
  • Evitar multas e interdições;
  • Detectar desgastes nos instrumentos;
  • Atestar a fidedignidade de exames e análises laboratoriais.
Prejuízos causados pela falta de calibração de balanças

A calibração é um processo necessário para assegurar a transparência e confiança em qualquer transação que envolva artigos medidos por peso, evitando prejuízos tanto para quem vende como para quem compra. Veja aqui nosso texto sobre “Quanto custa calibrar e não calibrar”.

Para a indústria, tanto de pequeno como grande porte, é importante que esses instrumentos estejam funcionando perfeitamente para evitar ônus diretos e indiretos, como desperdício de matéria-prima, perda de qualidade dos produtos, paradas não programadas para ajustes, falhas de auditória, retrabalho e, até mesmo, recall da produção.

As balanças utilizadas no comércio, como em supermercados, mercearias, açougues e padarias, também necessitam de atenção especial. Esses estabelecimentos precisam calibrar as balanças para não lesionar os clientes ou ter prejuízos.

Além disso, o correto funcionamento de instrumentos de medição é fundamental para garantir a eficácia de fórmulas e produtos. Um exemplo é o setor farmacêutico, na qual 1 mg mensurado incorretamente para mais ou para menos comprometerá toda a fórmula e, consequentemente, a saúde das pessoas.

Importância de investir na calibração de balanças

A verdade é que negligenciar a calibração é um enorme risco para os gestores, isso porque o valor do investimento nesse processo é muito inferior aos custos envolvidos com um equipamento sem calibração. Sendo, portanto, uma decisão acertada no que diz respeito a competitividade a transparência da organização.

Por meio da calibração de balanças, garante-se ao mercado uma concorrência justa e proteção dos direitos do consumidor. Além disso, a empresa que faz regularmente esse processo fica livre de multas e até interdições dos auditores-fiscais, se for constatado que os aparelhos estão em desacordo com os critérios de erro. De forma geral, é um passo em prol da economia, melhora continua e aspectos legais.

ACC PR Engenharia de Medição é referência em serviços de calibração de balança, além de ser autorizada pelo IPEM-PR para consertos e reparos de balanças! Quer deixar a sua empresa em conformidade? Entre em contato conosco!

Assine nossa newsletter no formulário ao lado e fique por dentro das novidades!